Você sabe quais são os princípios da construção enxuta?

Você sabe quais são os princípios da construção enxuta?

Reunimos em três tópicos quais são os princípios da construção enxuta e como adotar isso no seu negócio!

Construção enxuta nada mais é que a aplicação dessa mentalidade no setor da construção. Quando esse princípio foi introduzido na indústria, há cinco anos, os gerentes de projeto correram para aplicar o método de produção. A internet estava cheia de conteúdo sobre como facilmente revisar um canteiro de obras e transformá-lo na imagem da eficiência.

No entanto, o número de críticos multiplicou-se significativamente nos últimos tempos. Eles alegam que os conceitos são quase impossíveis de serem seguidos ou, pior ainda, que a automação elimina a necessidade de processos humanos. Essas ideias são enganosas e os princípios enxutos são válidos por outros motivos principais.

  1. Vendo as coisas do ponto de vista do cliente

Um dos princípios da construção enxuta é entender o valor do ponto de vista do cliente. O conceito encoraja as partes interessadas, incluindo o proprietário, contratante e fornecedor, a se reunirem durante a fase inicial do planejamento do projeto. O nível significativo de confiança criado a partir deste exercício não pode ser replicado pelas máquinas. Envolve compaixão, colaboração e um senso de criatividade que a inteligência artificial ainda não possui. Além disso, o relacionamento gerado vale o investimento de tempo.

  1. Planejamento e programação

A criação de um fluxo de trabalho confiável é melhor determinada pelos downstream – que normalmente são contratados. Eles se comunicam uns com os outros para determinar o cronograma de tarefas e as melhores maneiras de eliminar resíduos. Muitos gerentes de projeto ficam hesitantes em envolver empreiteiros na tomada de decisão. Isso apresenta um desafio ao tentar implementar o princípio enxuto. Usar máquinas inteligentes ou a internet das coisas – IoT permite o monitoramento constante, no entanto, o treinamento de funcionários para pensar de forma proativa e aperfeiçoar habilidades de liderança é essencial para o desenvolvimento de negócios.

  1. Melhoria contínua

O canteiro de obras está em constante evolução por causa da crença de que é possível e necessário melhorar processos e eliminar o desperdício. Oportunidades para o avanço são identificadas ao longo do projeto e aplicadas em futuros trabalhos. Este compromisso requer um olhar afiado para os detalhes. Indicadores de desempenho e dados analíticos estão prontamente disponíveis, mas a mudança é dependente de um gerente de projetos comprometido.

Efetivamente, implementar os princípios da construção enxuta requer uma grande dose de paciência e criatividade. Além disso, os conceitos são usados em muitas indústrias, o que significa a variação dos processos. O que funciona numa organização pode falhar em outra. Talvez os críticos da metodologia ainda não tenham descoberto o caminho correto de produção ou estão à procura de uma solução rápida para seus problemas nos canteiro de obras. Embora a construção enxuta seja dificilmente uma solução desse tipo, os conceitos não somente são válidos, mas podem criar melhorias dramáticas em planejamento, orçamento e entrega quando implementados corretamente.

Assine nossa newsletter e receba os principais conteúdos voltados para as inovações e tendências do mercado da construção civil.

Assine agora!

Facebook Comments