Reunimos 03 dicas para melhorar a gestão de água no ambiente construtivo!

Reunimos 03 dicas para melhorar a gestão de água no ambiente construtivo!

Alguns produtos e soluções tecnológicas visam evitar o desperdício e melhorar a forma de administrar a água dentro de uma construção

A gestão de água no ambiente construtivo sempre teve seu lugar de destaque na preocupação da indústria, principalmente se pensarmos que é um bem natural que frequentemente passa por baixas inesperadas e sofre o efeito das mudanças climáticas que a sociedade moderna experimenta. Numa longa trilha de eventos, nas últimas três décadas tornou-se inerente apurar o olhar nesse sentido, sendo fundamental que os construtores busquem e desenvolvam alternativas para melhorar os sistemas de gestão de água.

Aqui estão três maneiras de melhorar a administração desse elemento essencial à vida:

  1. Mantas de impermeabilização – cada vez mais especialistas concordam que a melhor proteção contra a umidade é uma nova geração de mantas chamada housewraps drenáveis, que incorporam tanto uma camada resistiva de água como um fosso de drenagem, criado por espaçadores e que ajuda a água escorrer por trás do revestimento em um ritmo mais rápido e desobstruído. Na verdade, os envoltórios mais recentes podem ser 100 vezes mais eficazes na remoção de água em massa da parede do que o tradicional.

 

  1. Fita de vedação dupla face – mesmo instaladas corretamente, fitas tradicionais podem criar uma sobreposição negativa e umidade, uma armadilha que acarretaria num escoamento problemático. Procure por um envoltório drenável que ofereça um sistema de vedação dupla face. Usando a fita correta, a lapidação deve começar na base do conjunto com um housewrap de no mínimo 2 polegadas sobre a placa do peitoril. Todas as emendas horizontais e verticais devem ser sobrepostas com pelo menos 6 polegadas, já bordas e cantos com 12 polegadas.

 

  1. Blocos de montagem especialmente concebidos – quando se trata de sistemas de gestão para aberturas tais como dutos de água e elétrica, muitos simplesmente usam fita ao redor da abertura e cobrem-na com uma parte improvisada de madeira serrada. Mais que desleixado, o método cria muitas vezes um ponto fraco para que a umidade entre a estrutura. Uma maneira melhor e correta é usar blocos de montagem especialmente concebidos e que são instalados de maneira semelhante aos cabeçalhos de janela. Estes blocos de plástico moldado vêm em uma variedade de configurações com flanges, flashings e inclinação para proteção contra a umidade e facilitam o escoamento adequado de água. Embora esse tipo de material seja um pouco mais caro, tipicamente vale o custo benefício.

Assine nossa newsletter e receba os principais conteúdos voltados para as inovações e tendências do mercado da construção.

Assine agora!

Facebook Comments