Os fatores que são decisivos na hora de fechar um negócio –...

Os fatores que são decisivos na hora de fechar um negócio – e o que não fazer!

Desde uma equipe de vendas alinhada até um marketing assertivo, todos esses fatores são decisivos na hora de conversar com um prospect ou um antigo cliente

Muitos fatores podem limitar a habilidade de um negociante efetivamente adquirir novos clientes. Mas o marketing não deve ser um deles. No entanto, isso pode acontecer mais facilmente que se imagina quando se usa o “ego de marketing”, uma combinação de mensagens e práticas que transformam seus esforços numa catástrofe contraproducente.

Um marketing efetivo comunica o valor exclusivo de uma marca para manter antigos clientes e fazer um approach assertivo com potenciais compradores. Constrói o reconhecimento e a credibilidade de seus serviços e cria um fluxo constante de interessados. Já o “ego de marketing” pode fazer você se sentir bem em detrimento de uma comunicação eficaz. É um fardo auto-infligido, caro para qualquer negócio suportar. Reduz a eficácia da sua comunicação e pode realmente romper as perspectivas entre comerciante e contratante. No entanto, a maioria das empresas nem sequer percebe que está cometendo esse erro.

Como identificar o “ego de marketing”

O “ego de marketing” decorre da convicção de que se os proprietários e clientes potenciais sabem o suficiente sobre você e sua empresa, eles poderão ver que você é a melhor escolha. Geralmente, contém ainda mais de um dos seguintes atributos:

  • Foto do CEO e diretores em anúncios, seja em um site, jornal ou outdoor;
  • Uso extensivo de “nós” ou “eu” em forma de escrita sobre o negócio;
  • Marketing de cópia que inclui referências a “nós iremos”, “nossa empresa”, “nós temos”, “nós podemos”;

Porém, nem tudo está perdido, já que existem várias maneiras de otimizar seu marketing e mensagens para evitar essa armadilha.

1. Muitos focam em quanto tempo de mercado tem ou em quantos locais estão presente. Alguns transmitem como excelentes são os seus serviços e mostram fotos dos proprietários e dos empregados. Nada disso importa. Ajuste suas mensagens para centrar-se sobre seu cliente e como você resolverá seus problemas, não sobre seu próprio negócio.

2. Aprenda o que mantém as perspectivas de avançar com um projeto e crie conteúdo que ajude a remover barreiras por meio da educação e estudos de caso. Não há problema em fornecer informações básicas sobre o seu negócio como um aparte, mas o objetivo principal deve ser beneficiar o cliente.

3. Evite usar termos técnicos em suas vendas e marketing. Fale sempre usando uma linguagem que qualquer tipo de cliente entenda. Muitos negócios deixam de acontecer por conta de jargões técnicos.

4. Dê mais a seus clientes. Tudo que você faz em seu negócio deve ser focado em servi-los na maior capacidade e da melhor maneira possível. Procure meios de criar, por exemplo, bônus inesperados que eles recebam apenas por serem seus consumidores.

No final, você pode usar todos estes métodos para aumentar o apelo de sua companhia às perspectivas do cliente sem a necessidade de diminuir seus preços ou gastar mais do que hoje. Isso tudo é realmente sobre como transformar o bom em ótimo.

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