Como a IoT está afetando a indústria de construção

Como a IoT está afetando a indústria de construção

Quando se trata da IoT – Internet das Coisas, é muito mais fácil falar sobre o que ela não faz do que as inimagináveis possibilidades que ela detém. A gama de aplicações é vasta e quando considerada a possibilidade de poder conectar qualquer máquina, sistema ou site à internet para saber a qualquer momento o que está acontecendo, rapidamente torna-se claro que o único limite para encontrar usos para IoT é nossa imaginação. No entanto, a construção é uma atividade que merece exemplos práticos. Então, vamos ao que interessa.

 

Operação remota

Se é possível ligar uma máquina na web por meio de uma conexão física ou sem fio, pode-se transmitir instruções remotamente, fazendo com que equipamentos e maquinário possam operar sozinhos em áreas que seriam perigosas para os seres humanos por causa da poluição, por exemplo. Da mesma forma, a computação wearable, como do Google Glass, pode ajudar trabalhadores a ter as mãos livres e receber informações diretamente nos óculos digitais, beneficiando-se ainda do suporte remoto que vê o que eles veem.

Reabastecimento de suprimentos

Quando unidades de abastecimento são equipadas com etiquetas RFID, uma plataforma digital é capaz de contabilizá-las. Se essa contagem cai abaixo de um determinado nível, o sistema pode acionar uma solicitação a um sistema central requisitando sua reposição imediata, descartando a perda de tempo e otimizando a conclusão de projetos. Os custos também sofrem uma boa redução, já que as construtoras não precisam comprar suprimentos acima do provável uso, tendo em mãos um fornecimento just-in-time.

Ferramentas de construção e equipamento de rastreamento

Da mesma forma do sistema detalhado acima, é possível saber – por exemplo – quando acabará aquela broca pneumática ou quantas escavadeiras estão atualmente localizadas em uma determinada construção. Isso vai ajudar a reduzir o tempo perdido à procura de itens extraviados, bem como o custo de aquisição de substituições. Dados GPS já vem sendo largamente usados para monitorar a localização de frotas de veículo da construção.

Reparação e manutenção de equipamentos

Sensores em máquinas permitem transmitir informações sobre seu status e qualquer necessidade de serviço ou reparos. A manutenção preventiva de equipamentos faz muito mais sentido, produtiva e financeiramente, do que esperar algo dar problema.

Uso remoto de monitoramento

Para equipamentos utilizados pelos trabalhadores, a IoT significa limites que podem ser monitorados para evitar a fadiga do trabalhador e possíveis acidentes. Mais uma vez, a computação wearable sob a forma de pulseiras também possibilita monitorar a vigilância e a saúde de motoristas de carga.

Poder e economia de combustível

Através da IoT, instalações da construção podem enviar informações sobre a quantidade de energia elétrica que usam, para que depois do expediente a iluminação possa ser ajustada poupando energia. Assim como máquinas que enviam um feedback de informações ao ligarem-se e desligarem-se, para que sejam ajustados os períodos de reinicialização sem prejuízo para o andamento do processo.

Realidade aumentada – RA

Integrar a RA diretamente a viseiras de equipamentos e para-brisas de veículos, onde instruções operacionais ou informações de navegação e condução virão por meio da IoT em tempo real, antecipando como uma visão do mundo real o trabalho a ser feito ou a jornada a ser percorrida.

Building Information Modeling (BIM)

Modelos de computador que foram usados para direcionamento de processos em construções de edifícios, por exemplo, podem ser atualizados por sensores colocados nessas mesmas estruturas, que enviam informações de como materiais utilizados estão sendo afetados pela mudança de clima e à passagem do tempo. Podem ainda fornecer dados sobre eventuais alterações na eficiência energética em coberturas, como as estruturas se comportam quando existem tremores de terra ou como uma ponte se curva sob o peso do tráfego de passagem.

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: A4&Holofote Comunicação0

Facebook Comments