MOVIMAT debate o futuro da logística no e-commerce

MOVIMAT debate o futuro da logística no e-commerce

Novidades tecnológicas utilizadas em entregas são destaque em palestras do Digitalize-me, na Ilha do Conhecimento

Já imaginou fazer suas compras on-line no supermercado e, além de entregar em casa, encontrar todos os produtos organizados no armário e na geladeira? Essa realidade já existe na Suécia e foi um dos cases apresentados pelo presidente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), Mauricio Salvador, na palestra sobre o futuro da logística no e-commerce. O tema foi debatido durante o Digitalize-me, na Ilha do Conhecimento da MOVIMAT – Salão Internacional da Logística Integrada, que ocorre até quinta-feira, dia 19, no São Paulo Expo.

Mais próximo da realidade brasileira, Salvador apresentou os Parcel Shops, que são pontos de retirada de mercadoria. Comprar pela internet e retirar numa loja física não é nenhuma novidade, no entanto, a novidade está em comprar uma camisa e poder retirar numa loja de ferramentas, por exemplo. “Se a pessoa não está em casa no momento da entrega, ela indica um comércio próximo, que pode ser um posto de combustível, uma farmácia ou padaria para que, posteriormente, possa retirar sua encomenda. Temos uma transportadora que, a partir de novembro, vai começar a oferecer este serviço no Brasil”, revelou.

O especialista em comércio digital também falou sobre “Uberização” ou Economia Colaborativa, em que as pessoas compartilham seu tempo, rotas, produtos ou espaços ociosos com outros consumidores. “Você vai de carro da Zona Sul para o Centro? Por que não levar um pacote e entregar no caminho? O Uber Freight (Uber Frete), por exemplo, foi lançado para transportar cargas no espaço ocioso dos caminhões”, explicou.

Outra novidade no mundo logístico que em breve poderá ser encontrada por aqui são os lockers, armários automatizados conectados à internet, localizados em pontos de alto fluxo, como estações de trem, metrô, shoppings ou universidades, que podem guardar pacotes por alguns dias. “O comprador indica um lugar mais fácil para ele retirar a mercadoria, que seja um local de passagem para ele, por exemplo. O acesso é por meio de aplicativo de celular e senha, que libera o armário onde está a encomenda”, explica o presidente da ABComm. Alguns países da Europa já disponibilizam a versão dos lockers refrigerados, que funcionam exatamente da mesma forma, mas servem para a compra de produtos como lácteos e hortifrutis.

Imagine estacionar o carro de manhã para trabalhar, entrar no escritório e quando sair no final da tarde, o produto comprado no dia anterior estar guardado dentro do porta malas do seu carro? Na Alemanha, a Mercedes Benz, em parceria com a DHL, está produzindo carros cujo porta-malas podem ser abertos pelos entregadores. Além de entregar no local indicado, eles acondicionam os itens no carro do cliente.

Outra tecnologia apresentada foram os veículos autômomos self driving cars. Nos Estados Unidos, uma parceria entre o grupo Otto, a Uber e a Budweiser já viabiliza o uso de caminhões sem motoristas para fazer entrega de cerveja.

De acordo com o presidente da ABComm, algumas das tendências e novidades chegarão no Brasil somente daqui alguns anos, outras vão demorar décadas ou talvez nunca cheguem. “O frete é caro por conta da infraestrutura ruim, da insegurança nas ruas, dos buracos, dos roubos de cargas e do alto custo do combustível. Estes são só alguns exemplos que não nos deixam evoluir na logística no e-commerce”, ressaltou.

Nesta quarta-feira (18/10) O Digitalize-me terá continuidade na Ilha do Conhecimento da MOVIMAT. Serão oferecidas palestras gratuitas sobre estratégias em e-commerce, mudanças do ICMS de e-commerce, neurobranding, desafios logísticos e operacionais nos próximos anos, perfil do profissional digital do futuro, estratégias em redes sociais, como abrir um marketplace de nicho e como escolher uma plataforma de e-commerce.


Empresas apresentam novidades na MOVIMAT para reduzir custos e aumentar produtividade
Justamente para ajudar a reduzir os custos da logística, as principais empresas do setor apresentam suas inovações e lançamentos durante a MOVIMAT– Salão Internacional da Logística Integrada.

Depois de consolidar-se como líder na venda de empilhadeiras de grande porte, as chamadas big trucks, com capacidade para cargas acima de 8 toneladas, a BMC-Hyundai entra em novos segmentos e lança na MOVIMAT novos modelos de empilhadeiras com capacidade entre 2,5 toneladas a 3,3 toneladas, que oferecem maior produtividade e rentabilidade nas operações logísticas.

A Antecipe Soluções Logísticas participa com seu portfólio completo em transporte rodoviário de cargas, com destaque o lançamento de um produto direcionado ao transporte de cargas fracionadas para os estados de São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina. Em sua primeira participação na MOVIMAT, a empresa aposta na oportunidade de prospectar novos clientes e apresentar seus serviços aos visitantes da feira.

O Maxilabor Diagnósticos, laboratório de análises toxicológicas brasileiro, apresenta o kit presto saliva, um pequeno recipiente de análise toxicológica, que armazena a saliva coletada. Ele é capaz de oferecer resultado em 15 minutos para anfetamina, metanfetamina, maconha, cocaína e opiáceos. O kit presto saliva tem por objetivo detectar de minutos até poucas horas o uso dessas substâncias. Ele foi desenvolvido e produzido no Brasil e poderá ser utilizado no pré e pós acidente ou quando houver a necessidade de detectar, em curto período de tempo, o uso de substâncias ilícitas.

A Paletrans Empilhadeiras, fabricante brasileira de equipamentos para movimentação e armazenagem de materiais apresenta na MOVIMAT um lançamento no portfólio de empilhadeiras: a empilhadeira elétrica modelo PT16 Fast Free Lift. O equipamento traz mais uma inovação tecnológica na fonte de alimentação: a bateria de lítio, que proporciona um alto desempenho nas aplicações de tração e elevação de cargas e pode trabalhar até três turnos consecutivos sem precisar ser substituída. É uma solução mais barata, limpa e segura, pois não exige equipamentos de manipulação para sua troca e nem salas de bateria, reduzindo a zero o custo de manutenção.

A ULMA Handling Systems, especializada no desenvolvimento de projetos de sistemas e armazéns automatizados para diversos segmentos da indústria, anuncia duas novas soluções inovadoras, com foco no conceito da Logística 4.0, na MOVIMAT. Dentre os destaques está o Sistema Supervisor de Instalações Logísticas, que tem como objetivo principal englobar todo um parque de armazéns distribuídos pelo mundo, e cada armazém tem um sistema supervisor local que interage de forma remota com os dados armazenados na nuvem. A outra novidade é o robô colaborativo pessoa-robô, desenvolvido para realizar o picking unitário para preparação de pedidos em centros de distribuição e proporciona um espaço híbrido de trabalho compartilhado por robôs e humanos, combinando automatização com flexibilidade e segurança.

A fabricante de empilhadeiras Combilift lança na MOVIMAT exclusivamente para o Brasil o aplicativo Combilift Logistics Improvement Calculator (CLIC), uma ferramenta para os consultores de projeto da marca em seu contato com clientes e potenciais clientes para avaliar, quantificar e justificar decisões logísticas com foco no tripé equipamento de movimentação, estrutura de armazenagem e balcão.

Grupo KION e Águia Sistemas anunciam na MOVIMAT acordo de cooperação comercial
Líder mundial em sistemas de automação e transportes para armazéns, o Grupo KION anunciou durante a MOVIMAT um acordo de cooperação comercial com a Águia Sistemas, líder nacional em sistemas de movimentação e armazenagem de materiais para os segmentos industrial e de logística. Inédito no mercado, o acordo une as forças de três empresas com focos distintos, mas complementares: a fabricante de empilhadeiras e outros equipamentos de movimentação Linde/STILL, a desenvolvedora de tecnologia de automação Dematic (ambas do Grupo KION) e a Águia Sistemas, que atua na construção e  estrutura dos armazéns O objetivo é oferecer uma solução completa e integrada para atender todas as necessidades de movimentação e armazenagem dos clientes. Além disso, os projetos de armazenagem desenvolvidos em parceria tendem a reduzir os custos com ineficiências. E os clientes ainda podem melhorar seu poder de negociação com os três fornecedores atuando em conjunto.

Sobre a MOVIMAT
A MOVIMAT– Salão Internacional da Logística Integrada é realizada com o apoio de parceiros que representam setores industriais automotivos, farmacêuticos, cosméticos, alimentos, bebidas, aeroespaciais, entre outros como agronegócio, educação, e-commerce, armazenagem, implementos, transporte, tecnologia da informação e comércio eletrônico, como visitantes do evento. De forma inédita, este ano o evento é realizado simultaneamente com a FENATRAN – 21º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas.

Em quatro dias, a MOVIMAT apresenta soluções direcionadas aos principais compradores da indústria, distribuição, atacado, varejo, comércio eletrônico e operadores logísticos dos principais nichos de compradores do mercado. Considerando a tradição da MOVIMAT, a expectativa é de que mais de 100 mil pessoas explorem o complexo de transporte e logística MOVIMAT-FENATRAN, que conta com uma área de exposição total de mais de 60 mil m².

A MOVIMAT é considerada o grande ponto de encontro para apresentação de soluções que otimizam os processos de toda a cadeia logística. Consolidado como um evento tradicional e de referência para o setor, único na América Latina e líder de mercado, é o evento mais completo e o que oferece um sistema integrado para toda a cadeia logística.

Facebook Comments

Deixar uma resposta