Caminhões autônomos da Volvo são projetados para áreas confinadas e vias públicas

Caminhões autônomos da Volvo são projetados para áreas confinadas e vias públicas

O gerente de Projetos de Pesquisa e Engenharia Avançada do Gripo Volvo da América Latina, Roberson Oliveira, em palestra no “Manhãs de Tecnologia SAE Brasil”, na FENATRAN 2017, afirmou que cada vez mais a engenharia da marca trabalha com programação digital dentro de três pilares: conectividade, eletrificação e automação. “Nós não estamos oferecendo só caminhões, estamos vendendo software”, declarou. A Volvo já comercializa no Brasil o primeiro caminhão autônomo destinado à aplicação em lavoura de cana-de-açúcar. O VM Autônomo zera a queda da produtividade por pisoteamento das soqueiras (brotos) pelo caminhão durante a colheita da cana, pois trafega com precisão de 2,5 centímetros nos limites da linha de plantação.

A Volvo desenvolve veículos para trafegar autonomamente em áreas confinadas, para uso em mineração, por exemplo, e em vias públicas. Para isso, tem investido cerca de US$ 2,4 bilhões em desenvolvimentos de Pesquisas e Tecnologia, segundo declarou Martin Lundstedt, CEO do Grupo Volvo, na abertura da FENATRAN 2017. Para o gerente de Projetos, a Volvo vem vencendo grandes desafios tecnológicos para garantir segurança e lucratividade aos clientes, uma vez que existem inúmeros fatores a serem considerados em um veículo autônomo. Fatores que vão desde a configuração da estrutura do veículo até a gigantesca base de dados com a qual o sistema precisa operar.

A FENATRAN 2017 acontece até o dia 20 de outubro em São Paulo. O credenciamento é gratuito e continua disponível para profissionais do setor.

Para mais informações, acesse: http://www.fenatran.com.br/

 

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