Plástico é 'herói' da pandemia de coronavírus, diz setor
Foto: Yahoo Finanças

Os produtos plásticos ultimamente são as matérias orgânicas de maior consumo. Isso, especialmente quando se trata de transporte de alimentos, sejam estes por delivery, restaurantes ou supermercado. Além disso, o plástico é herói em vista do seu papel de protagonista em prol da luta contra o novo coronavírus. Acompanhe o conteúdo abaixo, retirado da Economia Uol e saiba mais.

Em 18 de março – uma semana após a Organização Mundial da Saúde ter declarado o Covid-19 uma pandemia -, Tony Radoszewski, no comando do principal grupo de lobby do setor de plásticos nos EUA. Além disso, enviou a Alex Azar, secretário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, uma carta com uma mensagem contudente. A proibição de itens de uso único havia proliferado nos estados e cidades. Mas, com o vírus ameaçando vidas e meios de subsistência americanos, disse, a situação havia chegado ao limite. Em vista disso, o plástico é herói da pandemia do coronavírus.

“Produtos plásticos de uso único são a escolha mais higiênica em muitas aplicações. Especialmente no consumo e transporte de alimentos, sejam comprados em restaurante ou em supermercado”, escreveu. “Pedimos que o departamento se posicione contra a proibição desses produtos como um risco à segurança pública e ajude a interromper a corrida para proibir esses produtos.”

Leia mais: Transformadores de plástico produzem 150 mil EPIs para o combate à contaminação da Covid-19.

Esforços para tornar o plástico herói

A realidade é que essa matéria orgânica em específico sempre foi útil no dia-a-dia. Não é de hoje que o plástico é herói, no entanto, sua visibilidade aumentou durante o cenário que vivemos atualmente.

Os lobistas do plástico estiveram por todas as partes durante a pandemia, divulgando o papel que seus produtos desempenham em manter alimentos, profissionais de saúde e famílias em segurança. Os primeiros números indicam que os esforços estão sendo recompensados. Em abril, a Ineos Styrolution Group, da Alemanha, e a Trinseo, com sede nos EUA, registraram aumento percentual de dois dígitos das vendas nas divisões de embalagem de alimentos e assistência médica.

“Essas empresas aproveitaram o momento, principalmente para reverter coisas como a proibição de sacolas plásticas”, diz Steven Feit, advogado da equipe do Center for International Environmental Law. “Alguns analistas estão falando sobre embrulhar tudo em plástico, inclusive bananas, e é certamente isso que a indústria está buscando.”

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