Polipropileno
Foto: Plástico Brasil

Uso do plástico é um marco histórico para a manufatura aditiva. A HP, marca internacional de impressoras, lançou um novo material para uso em suas impressoras da linha Multi Jet Fusion 5200: o polipropileno (PP). Leia mais abaixo sobre o assunto da matéria retirada do site baguete.

O polipropileno (PP) é um polímero termoplástico que está entre os materiais mais usados na indústria mundial. Este, o segundo plástico mais produzido do mundo. Em vista disso, a HP lançou uma novidade para uso em suas impressoras da linha Multi Jet Fusion 5200: o uso do material para impressão 3D.

O lançamento a nível industrial é um desdobramento da parceria da nacional HP com a BASF, gigante alemã do setor químico.

Polipropileno na manufatura aditiva

O material divulgado já é usado em uma série de peças de carros. Isso torna seu uso especialmente atrativo em processos de manufatura aditiva para essa indústria. Ainda na área industrial, o material possui maior vantagem parabens de consumo e médicos.

Embora a tecnologia não seja recente, uma vez que circule comercialmente desde o final da década de 1980, o polipropileno vem se reinventando e evoluindo, ganhando maior aplicabilidade.

Custo e benefício

O polipropileno é o material mais barato a estar disponível para uso nas impressoras da HP. Ainda assim, tem vantagem de ser reutilizado 100%, tendo em vista os princípios da Economia Circular no processo de sobras.

Dessa maneira, a combinação da ciência de materiais líderes no mundo com a capacidade das impressões em formato 3D, possibilitam a entrega de qualidade, confiança e economia de custo tanto para empresa, quanto para clientes.

Por fim, grandes organizações seguem os princípios da gigante HP para entregar novas aplicações para o polipropileno nas impressoras.

Conheça mais sobre o assunto acessando o site da Baguete.

Comentários