3 diretrizes de segurança importantes para novos técnicos AVAC-R

3 diretrizes de segurança importantes para novos técnicos AVAC-R

Para garantir uma carreira duradoura e evitar riscos desnecessários, você deve sempre ficar de olho na segurança. Esse é o segredo de um bom profissional!

Veja as 3 dias básicas que listamos para você:

Proteção básica

Qualquer momento que você está exposto a contaminantes como poeira, gases e outros detritos, vai precisar de um respirador para evitar a inalação de partículas nocivas. Se o respirador não possui proteção para os olhos, é necessário usar óculos ou máscara para proteger-se do contato com líquidos ou partículas que voem. Luvas e protetores de braço são indispensáveis ao manusear materiais como chapa de metal e vidro. Sapatos antiderrapante devem garantir firmeza, fator importante quando se lida com possíveis vazamentos e pisos escorregadios. Se estiver em um ambiente onde os objetos podem cair do alto, um capacete de segurança é uma boa ideia. E tampões de ouvido devem ser usados sempre que você está em um ambiente barulhento por um período prolongado de tempo.

Mas, como bom profissional, você já sabe de tudo isso, não é mesmo? Porém o cuidado com a sua segurança não é feito apenas através de EPI’s. As ferramentas também são aliadas da proteção pessoal e do resultado excepcional do seu trabalho.

Ferramentas

Antes de qualquer instalação, reparo ou avaliação, é preciso saber exatamente o que se está enfrentando. Parte de ser um bom profissional técnico de AVAC-R é usar as ferramentas certas para o trabalho específico.

Quando você é novo na profissão, deve identificar quaisquer perigos potenciais em cada local de trabalho e tomar as devidas precauções de segurança antes de ir adiante. É melhor levar um pouco mais de tempo para analisar as ferramentas adequadas para executar o serviço e ficar seguro, do que apressar as coisas e acabar ferido.

Evitando o choque

Seja novato ou veterano, você deve ser cauteloso e tomar medidas preventivas para minimizar o risco de choque ou eletrocução. Isto pode ser especialmente problemático quando há um vazamento de água dentro de um sistema de climatização. Como a água escorre para as peças elétricas, é a fórmula perfeita para a falha do equipamento e choque. Atenção com esse risco! Ele é o mais comum entre esse setor.

Quem trabalha como técnico de AVAC-R sabe que esta profissão vem com riscos inerentes de segurança. Por isso é importante seguir essas orientações, principalmente se você é novo no mercado!

Facebook Comments

Deixar uma resposta