Como melhorar e manter limpo um sistema de refrigeração de água gelada?

Como melhorar e manter limpo um sistema de refrigeração de água gelada?

Um sistema de refrigeração a base de água gelada oferece muitas vantagens, principalmente em termos de eficiência energética e facilidade de manutenção.

Selecionamos algumas dicas abaixo sobre como otimizar esse sistema:

 

  • Investir em um método de tratamento de água confiável

 

Embora não necessariamente exposto ao ar livre, o loop de água de um sistema de refrigeração requer tratamento regular. Ozônio, além de abordagens magnéticas e químicas podem ser usados dependendo do tipo de sistema e resultados desejados.

O que acontece se você ignorar este procedimento de manutenção? Os tubos podem se desgastar e com a corrosão deixar a água suja, levando problemas ao refrigerador e bobinas. Sem contar que o desempenho do sistema é afetado imensamente.

 

  • Manutenção e configuração adequada da bomba

 

Os sistemas de bombeamento entregam tanto a água morna para o refrigerador quanto a gelada para os dispositivos de rejeição de calor. Por isso, para minimizar a quantidade de energia usada pelas bombas, certifique-se de que as configurações de pressão estão no nível mais baixo possível de acordo com o circuito. Procedimentos de manutenção comum são importantes para garantir a qualidade da instalação e da sua saúde.

 

  • Limpe os tubos

 

Tubos sujos são provavelmente a maior causa de ineficiência em um sistema de refrigeração de água gelada. Você pode imaginar o comprimento da tubulação que vai até o condensador e evaporador de grandes instalações comerciais? Poderíamos estar falando de quilômetros. Uma limpeza anual é fundamental, de acordo com os fabricantes. Em locais de grande porte, 60% do consumo de eletricidade pode ser proveniente do sistema de refrigeração. Portanto, qualquer melhoria é economia sendo feita.

 

  • Armazenamento de energia térmica para horários de pico

 

Se sua instalação tem picos de demanda de energia, uma solução de armazenamento de energia térmica pode ser interessante. Esses custos mudam durante o dia e se a sua demanda é alta, você pode estar perdendo dinheiro. Tanques térmicos armazenam energia durante períodos de baixa demanda, quando é normalmente mais barato e mais eficiente para ser usada quando necessário. Então, pode ser interessante investir em uma solução de armazenamento de energia térmica ao invés de um refrigerador novo para o seu sistema de refrigeração de água gelada.

 

  • Taxas de fluxo: nem muito baixa nem muito alta

 

As taxas de fluxo para o evaporador e condensador são diretamente proporcionais à eficiência do refrigerador. Enquanto as taxas são pelo menos 90% do parâmetro de projeto, a eficiência permanece intacta. Restrição ou redução irá resultar em um fluxo laminar dentro do refrigerador. Maior taxa de fluxo também é indesejável, podendo causar erosão e desgaste.

Síndrome do baixo Delta T

A manutenção e o controle das taxas de fluxo mencionado acima podem ajudá-lo a evitar a síndrome do baixo Delta T, equivalente ao desperdício de energia. Quando seu sistema está extraindo calor suficiente do ar e transferindo para as bobinas de água gelada, não há problema. No entanto, se a água retorna para as unidades geladas a uma temperatura mais baixa do que deveria, os refrigeradores não trabalharão em sua máxima potência e eficácia. Bobinas sujas podem ser responsáveis pela síndrome.

Você pode otimizar ainda mais o seu sistema de refrigeração garantindo a manutenção adequada e consistente ao longo de sua vida útil, com essas informações.

Facebook Comments

Deixar uma resposta