Ar-condicionado Sem Fluido Refrigerante: Invenção pode mudar o Setor?

Ar-condicionado Sem Fluido Refrigerante: Invenção pode mudar o Setor?

Uma estudante filipina de 19 anos de idade descobriu, meio que sem querer, uma forma de refrigeração que não utiliza HCFCs – ou seja, o famoso fluido refrigerante. Maria Yzabell Angel Palma, da cidade de Bicol, nas Filipinas, foi reconhecida pela Federação Internacional de Inventores depois de desenvolver o chamado “AirDisc”, traduzindo para o português, “Disco de Ar”.

O pai da estudante, Bernardo, é engenheiro mecânico e ajudou a garota a desenvolver o projeto. A princípio a menina estava querendo fazer um forno eco-sustentável para um trabalho da escola em 2016. O resultado, entretanto, acabou sendo outro bem diferente quando perceberam que o aparelho estava liberando ar-frio pelas saídas de ar.

Como funciona o Disco de Ar?

Pensando no projeto, eles chegaram ao que, hoje, é o coração dessa descoberta: um compressor funcionando internamente a tanques com entradas de ar, que através do movimento concêntrico dos discos, coleta o ar ambiente e o comprime do lado de dentro. O calor então é separado e as moléculas são liberadas outra vez, a uma temperatura mais baixa daquela em que foram coletadas.

 

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Web ArCondicionado para ver a matéria completa.

Facebook Comments

Deixar uma resposta