Sem espumantes? Veja três receitas para inovar nas festas de fim de ano

Chegou o fim de ano! O estouro de champanhes e espumantes seguido dos tilintar dos copos é marca registrada das celebrações de Natal e Ano-Novo. E, por mais que as cenas sejam agradáveis, há quem não curta esse tipo de bebida e ainda busque uma alternativa que confira satisfação e simbolismo na hora de brindar.

Foi pensando nesse público, e também naquele que está à procura de novidades nestas datas, que o BCB São Paulo convidou dois especialistas para sugerir novas possibilidades que proporcionem uma agradável experiência de coquetelaria: a bartender e consultora de bares, Chula Barmaid, e o também bartender e consultor e pesquisador de cultura alimentar, Maurício Campos, que já percorreu o Brasil e, atualmente, trabalha em Fortaleza, preparando receitas com foco em ingredientes da Caatinga. O objetivo é trazer sabores diferenciados nestas datas especiais, seja para brindes presenciais ou on-line.

“As bebidas fazem parte da tradição das mesas de final de ano e não podemos negar sua importância, principalmente após dois anos de pandemia, em que muitas pessoas perceberam que beber não é para se embriagar, mas para entender e experienciar o maravilhoso mundo dos sabores”, afirma Chula, que tem como base do seu trabalho a criatividade.

Leia também: Naturalmente versátil

A especialista sugere os vinhos tinto e branco para a composição de drinks para as celebrações de fim de ano. As receitas indicadas – a Verde Natal e a Tinto Verão – misturam os fermentados de uva com frutas como morango, tomate, laranja, limão, ervas como manjericão e especiarias como canela e gengibre.

As vantagens? São refrescantes, possuem baixo teor alcóolico e podem ser preparadas em grandes quantidades. “Particularmente, tenho uma paixão por preparar jarras grandes nesta época do ano, principalmente com vinho. Isso me lembra as festas em família”, destaca a bartender que atuou no Brasil entre os anos de 2018 e 2021 e se mudou para o Equador, recentemente, para participar de um novo projeto, a abertura de um bar.

Já Maurício Campos traz uma criação que simboliza o término de mais um ciclo difícil para todos e a renovação das energias para o próximo ano: o Luar, um drinque feito com cachaça, mocororó – um fermentado de origem indígena – e água tônica e castanha de caju para decorar.

“Apresento o Luar, palavra sem tradução para outros idiomas e que representa a claridade da Lua fruto da reflexão solar. É tudo o que queremos para 2022, um ano iluminado e de muita paz para o povo brasileiro”, declara Campos.

A composição envolve certo misticismo que combina, principalmente, com a passagem do ano. Segundo ele, as bebidas também devem ter um significado para a ocasião. “É nesses momentos que precisamos revisar nossos conceitos e crenças em relação a tudo, inclusive o que beber e porque beber”, acrescenta o bartender.

*Quem não tiver acesso ao mocororó pode incluir vinho de caju no preparo.

As receitas

Para ajudar a propor novidades na ceia de Natal e no Réveillon, os entrevistados disponibilizaram as receitas para quem quiser preparar em casa e surpreender os convidados.  Confira e arrase nas comemorações de final de ano.

Créditos da imagem: @meliurb

Tinto Verão

Vinho tinto (750 ml)

10 tomates cereja cortados em rodelas

10 morangos maduros fatiados

2 laranjas bahia cortadas em rodelas

100ml de xarope simples (1:1)

Modo de Fazer: Misture todos os ingredientes em uma jarra de 1 litro, deixe macerar durante 2 horas.

Acrescente gelo e alguns ramos de canela para finalizar.

Créditos da imagem: @meliurb

Verde Natal

Vinho branco (750 ml)

1 banana cortada em fatias finas

1 pepino cortado em rodelas

1 Limão siciliano cortado em rodelas

15gr de fatias de gengibre

100ml de xarope simples (1:1)

Modo de Fazer: Misture todos os ingredientes em uma jarra de 1 litro, deixe macerar durante 2 horas.

Acrescente gelo e alguns ramos de manjericão. Pronto!

Créditos da imagem: Maurício Flair

Luar

Cachaça Taberna do Poço (30 ml)

Mocororó (50 ml) ou Vinho de Caju

Completar com Água Tônica

Copo: Long Drink

Decoração: Castanhas de Caju

Modo de Fazer: Coloque gelo no copo, juntamente com a cachaça e o mocororó. Depois é só acrescentar água tônica e mexer suavemente com a bailarina ou colher de bar. Para finalizar coloque 3 castanhas de caju como decoração por cima do gelo. Saúde!