Tá frio? Confira dicas de bebidas para o inverno

Tá frio? Confira dicas de bebidas para o inverno
Imagem por Unsplash

O friozinho já está batendo na porta e, com a chegada do inverno no próximo mês, o que não faltam são ideias que tragam aquela gostosa sensação de se sentir aquecido e confortável. Neste sentido, é claro que os drinks não podem ficar de fora. Afinal, uma bebida ajuda (e muito!) a deixar a estação mais fria do ano mais agradável e ainda trazer o prazer de sabores inigualáveis.

Com o interesse crescente em coquetelaria e as novas formas de atendimento, como o delivery e os drinks engarrafados, que tal então aproveitar a época para investir em criações inventivas e dar aquele upgrade no cardápio? O BCB São Paulo dá uma força para você que busca entender quais os tipos de bebidas e ingredientes que rendem boas experiências no inverno.

Leia também:

São muitas bases e combinações possíveis. Por isso, chamamos a nossa Embaixadora, Carolina Oda, para ajudar na escolha, com algumas dicas que podem ser a chave para receitas de sucesso, seja para o preparo em casa ou em bares e restaurantes.

Dicas de Carolina Oda sobre bebidas para o inverno

Amadeirados

Os destilados envelhecidos em madeira ganham espaço na estação para consumo puro, em dose, ou como base para elaboração de drinks, isto é, por conta da característica dos amadeirados que proporciona sabores mais quentes e complexos. “No inverno, é interessante focar em bases amadeiradas como rum, cachaça, conhaque e brandy. Estas opções são um bom ponto de partida”, recomenda Carolina.

Achocolatados

E por falar em propriedades acentuadas, a gente sabe que o chocolate tem tudo a ver com frio e faz muito sucesso tanto na elaboração de sobremesas como de coquetéis. A boa notícia então para os “chocólatras” é que novidades têm sido incluídas nas criações. “Bitters com cacau ou infusões feitas com nibs do fruto (grãos de cacau triturados) conferem o sabor familiar de chocolate às composições dos drinks da estação”, indica a Embaixadora.

Gelo, nem sempre

Segundo Carolina, destilados podem ser consumidos em estilo “cowboy”, sem gelo, como o whisky, cachaça, conhaque. Mas então, para abrir os aromas, fazendo uma das funções do gelo, pode-se adicionar algumas gotas de água (5ml aproximadamente) à sua dose.

Quem costuma sentir muito frio, também deve evitar os coquetéis em copos longos, cheios de gelo, e dar preferência aos servidos gelados, sem gelo no copo. Existem os drinks quentes que também são possibilidades a explorar, assim como os saquês.

Ervas e especiarias

Além das especiarias, mate tostado e café também podem ter mais espaço. Dentre as especiarias com cara de friozinho, muitas são fáceis de ter à mão como canela, cravo, gengibre em pó, noz moscada, alguns tipos de pimenta, entre outros.

Não alcoólicos

Não são só os alcóolicos que têm espaço no inverno e na vida. Pois bem, para os fãs dos drinks sem álcool, a Embaixadora recomenda as infusões. “É um momento para apostar nelas, criando um blend de infusão tendo como base ervas (chás), misturadas a vários ingredientes como, por exemplo, as especiarias”, diz.

Agora, você já sabe quais tipos de bebidas são ideais para o inverno, bem como ingredientes que não podem faltar na sua casa ou bar. Invista em pesquisa e criatividade para criar coquetéis surpreendentes, seja para conquistar os clientes ou para impressionar a galera em casa.

Por fim, quer saber mais sobre o universo das bebidas? É simples: assine nossa Newsletter, assim você sempre receberá as novidades do blog do BCB SP! Vamos lá?