Verdades e mitos sobre o consumo de bebidas alcoólicas

Por: Mapa da Cachaça

Verdades e mitos sobre o consumo de bebidas alcoólicas
Foto: Reprodução

O mundo das bebidas alcoólicas está repleto de histórias inusitadas e informações fakes. Para incentivar um consumo moderado e inteligente é importante estar sempre atento aos dados confiáveis. Aqui desvendamos verdades e mitos sobre o consumo de fermentados e destilados.

Você sabia que uma das histórias mais famosas sobre a origem da cachaça não passa de uma teoria mirabolante? Pois é, nem tudo que a gente encontra na internet é dado confiável. Para fazermos escolhas inteligentes na hora do consumo moderado de bebidas alcoólicas é importante ler as fontes corretas. Por isso, decidimos fazer um levantamento do que é verdade e mito relacionado ao consumo de bebidas alcoólicas.

Um copo de cerveja é mais “fraco” do que uma dose de cachaça.

Mito: Independentemente da bebida a ser consumida, 1/2 pint de cerveja, meia taça de vinho, uma dose de whisky on the rocks ou uma talagada de cachaça, leve sempre em consideração quantas gramas de álcool serão ingeridos. A quantidade consumida interfere mais do que o teor alcoólico. Um copo de 330ml de cerveja, por exemplo, equivale a 30ml de whisky ou a 100 ml de vinho – de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) uma dose padrão contém 12g de álcool puro.

As mulheres são mais sucetíveis aos efeitos do álcool do que os homens.

Verdade: A concentração de álcool acaba sendo maior no corpo das mulheres por dois fatores: o corpo feminino tem menos quantidade de água para o álcool ser distribuído e menos enzimas que quebram o álcool no estômago e no fígado do que nos homens. Então, os efeitos do álcool são perceptíveis mais rapidamente nas mulheres.

Ingerir bebidas alcoólicas com estômago cheio retarda os efeitos do álcool.

Verdade: é uma excelente ideia comer antes ou durante o consumo de bebidas alcoólicas. O alimento desacelera o ritmo de absorção do álcool na corrente sanguinea, dando mais tempo para o corpo quebrar o álcool no estômago.


Esta é uma curadoria de conteúdo feita pela Reed Exhibitions sobre o setor. Para continuar lendo sobre leia o conteúdo completo produzido pelo Mapa da Cachaça que, inclusive, está com o site de cara nova!