6 famílias de drinks para você explorar o universo da coquetelaria

Saiba mais sobre cada uma das famílias de drinks que são boas categorias para quem quer expandir possibilidades e combinações no preparo de coquetéis

0
54
Mulher branca de óculos escuros com coqueteleira na mão despeja bebida azul por meio de coador de coquetelaria em taça transparente, destacando o azul da bebida, em cima de balcão de bar com garrafas e itens de preparo de drinks ao redor

Quem se interessa pelo universo da coquetelaria precisa conhecer como esse mundo pode ser dividido em famílias de drinks, de acordo com suas características. Assim como acontece com as bebidas, os coquetéis também podem ser agrupados de acordo com diferentes critérios.

Essa separação ajuda não apenas no preparo desses drinks, como também na exploração de novas combinações, ingredientes e misturas que vão enriquecer a experiência relacionada a esses coquetéis.

“Entender um pouco mais sobre drinques abre as oportunidades dentro de um bar, fica mais fácil saber o que beber e em qual momento”, disse para o site Nossa Heitor Marin, chefe de bar do Seen, no hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo.

Por isso, veja as 6 famílias de drinks mencionadas pelo site que vão ajudar você a preparar coquetéis ainda mais exclusivos e inovadores.

Daiquiri

A família Daiquiri tem como base rum branco, suco e rodela de limão e xarope de açúcar. Além disso, tem uma potência alcoólica média, sabor cítrico e são ótimos para dias quentes. Pode ter variações como Caipirinha e Gimlet.

Flip

Tem como variações a Piña Colada e o White Russian. Com textura cremosa e itens como creme de leite ou leite de coco, essa família de drinks, tem como base destilado ou vinho fortificado, ovo, açúcar e noz-moscada, diz o site.

Martini

Gin, vermute branco, azeitona ou casca de limão são a base do Martini, um drink simples que permite várias combinações, como o Vesper e o Negroni. São ideais para serem servidos gelados e bebidos rapidamente em taças.

Old Fashioned

Boulevardier e Mint Jump são algumas variações dessa família de drinks, que tem como base Bourbon, açúcar e bitter. Servido em copo baixo com gelo, são coquetéis com bastante potência alcoólica.

Sidecar

Um destilado (conhaque), um licor (Cointreau) e sucos de frutas cítricas (suco de limão) são a base de coquetéis como o Sidecar, que conta com variações como o Cosmopolitan e a Margarita.

Whiskey Highball

Refrescante e menos alcoólica, essa família de drinks tem em sua base Bourbon, água com gás e uma fatia de limão. Ao mesmo tempo, entre algumas de suas variações, estão o Bloody Mary e a Cuba Libre, de acordo com o site.

Agora que você já sabe as principais famílias de drinks e pode experimentar novos sabores, conheça 3 drinks com erva-mate e prepare coquetéis maravilhosos!