O que harmoniza com cachaça?

Por Mapa da Cachaça

o-que-harmoniza-com-cachaca
Foto reprodução

É possível harmonizar cachaça com todos os pratos de um almoço ou jantar. A bebida brasileira combina bem com carnes, frutas, doces e até com charutos e cervejas. A seguir, uma introdução de como harmonizar sua próxima experiência gastronômica com diferentes cachaças.

Dos aperitivos de entrada, passando pelos pratos principais até a sobremesa, diferentes cachaças se apresentam como companheiras perfeitas para tornar especial um almoço ou jantar. Confira nossas dicas do que harmoniza com cachaça e outras aguardentes.

Tira-gosto: torresmo com caipirinha, para começar com o coquetel

Almoços de domingo merecem começar com torresminho, um dadinho de tapioca, uma coxinha, bolinho ou croquete acompanhado de uma boa cachaça branca ou uma caipirinha. Essas frituras tipicamente brasileiras são receitas certas para harmonizarem com cachaças.

Para o preparo do drinque, recomendamos uma boa cachaça pura, sem passar por madeira e com teor alcoólico não muito elevado, entre 38-42% – afinal, ainda é o primeiro prato. Para abrir o apetite escolha frutas mais ácidas para preparar seu coquetel, como uma caipirinha 3 limões.

Queijos fortes e duros: Rabo de Galo, um coquetel para harmonizar

Os tipos de queijos fortes e duros, como parmesão e pecorino, harmonizam bem com uma das receitas mais clássicas da coquetelaria brasileira, o rabo de galo.

O coquetel também é um ótimo aperitivo e digestivo para quem gosta de bebidas amargas. Se você é fã de Negroni, por exemplo, não deve deixar de experimentar o Rabo de Galo.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Mapa da Cachaça com a matéria completa.