BCB São Paulo reúne especialistas para debate sobre conceito, valores e posicionamento de marca no setor de bares e bebidas

0
47

São Paulo, agosto de 2020 – Identidade é algo essencial a qualquer tipo de negócio e no setor de bebidas não é diferente. Com o ganho de força das discussões sobre questões sociais e transformações no cenário, isso fica ainda mais evidente. Justamente por isso, o último episódio do BCB Shots, série de webinars gratuitos do BCB São Paulo, terá como tema “Conceito, valores e posicionamento de marca”. A apresentação que trará especialistas para mostrarem a importância da comunicação dos negócios, o que envolve a gestão de pessoas, está marcada para terça-feira, 11, às 15h.

Carolina Oda, Embaixadora do BCB São Paulo, e Marco De la Roche,  Diretor de Educação do evento, seguem como mediadores. Desta vez, os convidados são: Andressa Cabral, Head Chef do Meza Bareprofessora na Faculdade de Gastronomia da Univeritas; Eduardo Titton, fundador dos bares Vasco da Gama, 1020, Agulha e Linha; e Facundo Guerra, Diretor Executivo do Grupo Vegas, que inclui bares como o Volt, Z Carniceria, Lions Nightclub e Yacht.

Depois de abordar sobre tendências, ingredientes, gestão e processos, é hora de trazer o lado humano para o centro das discussões, o que, segundo Carolina Oda, impacta diretamente na identidada das marcas. “Quando falamos de conceito, falamos do tipo de negócio, o que abarca valores. O posicionamento é a decisão de declarar ou não estes valores. No cenário atual, as pessoas têm exigido mais posicionamento das marcas e queremos passar a mensagem de como é preciso analisar questões humanas, que envolvem tanto os consumidores como os profissionais do setor”, afirma Carolina.

Para Andressa Cabral, a humanização da estrutura é um ponto fundamental, principalmente, quando o assunto é hospitalidade. “É mandatório respeitarmos as pessoas e as opiniões que possuem, principalmente em um momento em que todos estão sofrendo. Sendo assim, a gente precisa recuperar uma relação de confiança, e, para isso, as marcas precisam se posicionar, mostrando sua verdade e sendo transparentes”, diz.

Já Eduardo Titton lembra que a necessidade de manter a conexão com os consumidores também exige que negócios se posicionem mais. Para o profissional, o momento pediu, inicialmente, reflexão, mas agora solicita por mais ação.

“Com a pandemia, só conseguimos comunicar e vender para aquelas pessoas que têm uma sinergia com o propósito da marca, ou seja, sem uma boa definição interna e, consequentemente, externa do negócio, não é possível atingir bons resultados. As pessoas estão consumindo de forma mais consciente e as necessidades fizeram com que precisássemos olhar o que estamos fazendo para nós mesmos e para o mundo. Precisamos estar sempre abertos para entender melhor o cenário”, afirma Eduardo.

De acordo com Facundo Guerra, o que as marcas são e o que passam para as pessoas são questões que devem ser analisadas. Além disso, o conhecimento e a troca de informações contribuem para profissionais pensarem em melhores caminhos e em como valorizar a hospitalidade.

“Os negócios que mais têm defendido suas causas estão se sobresaindo porque é o que as pessoas querem. É por isso que vamos trazer para a conversa desse último episódio do BCB Shots o que tem dado certo nesse cenário e o que não deve ser feito. A gente só evolui quando adquire novas visões”, finaliza.

Sobre Andressa Cabral

Formada em Gastronomia pela Alain Ducasse Formation e pós-gradada em Design Estratégico pelo Instituto Europeo di Design (IED), Andressa é sócia e Head Chef do Meza Bar, e professora de Projeto de Criação na Faculdade de Gastronomia da Univeritas, onde desenvolveu uma metodologia de ensino baseada no Design Thinking, Cool Hunting e Pesquisa Criativa. Também leciona as disciplinas Serviço de Sala e Bar, e História da Alimentação e da Gastronomia. A empresária é especialista em Cozinha Soul e já apresentou o programa Sabor em Jogo, no canal GNT. Andressa é Embaixadora do Turismo da Cidade do Rio de Janeiro.

Sobre Eduardo Titton

Enquanto atuava como advogado, Eduardo, paralelamente, já improvisava eventos artísticos e gastronômicos na casa em que morava. Com o passar do tempo, suspendeu a trajetória no Direito, e foi assim que transformou a casa no bar de coquetéis, Vasco da Gama, 1020. O segundo projeto do profissional, o bar Agulha, fundado há três anos, já recebeu mais de 70 mil pessoas e mais de 200 apresentações, principalmente de músicas autorais. O profissional também é fundador do bar Linha e já fez cursos de gastronomia, coquetelaria e administração de bares em Nova York.

Sobre Facundo Guerra

Formado em Engenharia de Alimentos pelo Instituto Mauá de Tecnologia e Pós-graduado em Jornalismo Internacional e Político, Facundo é também Doutor em Ciências Políticas pela Pontífica Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). O profissional argentino, naturalizado brasileiro, é Diretor Executivo do Grupo Vegas, que inclui os bares Volt, Z Carniceria, Lions Nightclub, Yacht, e Cine Joia, que trouxe de volta em 2012, para a região da Liberdade em São Paulo, um antigo cinema dedicado à cineastas japoneses. Também faz parte do Grupo Vegas, o Riviera, misto de clube de jazz, bar e restaurante. Em 2014 abriu o Panam e o e o Frank Bar, além de ter revitalizado o bar Mirante 9 de Julho. Facundo inaugurou em 2018 o Bar dos Arcos e no ano seguinte abriu uma filial do clube nova-iorquino, Blue Note. Foi eleito em 2016, um dos 100 empreendedores mais influentes do mundo pela revista norte-americana Good Magazine.

Sobre o BCB Shots:

Iniciativa do Bar Convent São Paulo, principal evento de bebidas da América Latina, o BCB Shots é uma série de webinars gratuitos direcionados para bartenders, donos e gerentes de bares, restaurantes e hotéis, com informações sobre como retomar negócios, criar oportunidades e impulsionar carreiras no cenário pós-pandemia. Os episódios são semanais, às terças-feiras, das 15h às 16h, pela plataforma de videoconferências Zoom. As vagas são limitadas e a inscrição é feita por meio de um link.  

Serviço
Webinar Shots – BCB São Paulo

Episódio 7: Conceito, valores e posicionamento da marca
Data: 11/08
Horário: 15h às 16h
Inscrições: https://bit.ly/3kqOrjJ

Informações para imprensa
KB!COM | Comunicação Corporativa
11 4332.9808
Giovana Telles – conteudo@kbcomunicacao.com.br
Stella Saggiorato – imprensa@kbcomunicacao.com.br
Rogério Porto – jornalismo@kbcomunicacao.com.br