Os diferentes tipos de tonel: barril, barrica, pipa, etc.

0
67
tipos-de-tonel-barril-barrica-pipa-etc

Há diversos tipos de tonel de madeira e o termo “barril” é erroneamente usado como sinônimo de todos eles. Normalmente feito de carvalho branco, tonéis são usados, desde os tempos de Roma, como forma de armazenar e transportar coisas diversas, desde unhas até uísque.

O desenvolvimento de caixas de papelão, containers de metal, tambores de aço/plástico e a “paletização”, tornaram o tonel obsoleto como meio de armazenar para transporte, mas a capacidade do tonel de carvalho em melhorar o sabor do vinho, cerveja e bebidas destiladas é reconhecida e até hoje usada, mais do que nunca.

Os tonéis são recipientes cilíndricos ocos, tradicionalmente construídos a partir de varas de madeira unidas por aros de ferro galvanizado ou madeira. Protuberantes no meio, sua forma permite que sejam facilmente transportados por uma pessoa rolando-o, mesmo quando totalmente cheio. construção arredondada, tanto na largura quanto no comprimento, também torna os tonéis incrivelmente fortes, permitindo que sejam empilhados.

Leia também: As madeiras brasileiras muito além da cachaça

Como todos os estudantes sabem, castelos têm bordas arredondadas, ao invés de quadradas, nas suas paredes, porque uma construção arredondada é mais resistente.

Durante cerca de 2.000 anos, o carvalho branco tornou-se a madeira de escolha para maturar vinho, destilados e até mesmo cerveja. O carvalho branco contribui com sabores ricos, porém relativamente neutro se comparado ao pinho e outras madeiras.

Quando serrado em determinado ângulo (“quarter sawn”), o carvalho branco não deixa passar água, ao contrário do carvalho vermelho e muitas outras madeiras. O branco também tem uma estrutura celular ideal para criar um tonel.

O carvalho utilizado para fabricar os tonéis é dividido, serrado e empilhados expostos aos elementos, durante pelo menos seis meses e, em muitos casos, três anos, dependendo do fabricante do vinho ou especificações do destilador.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Difford’s Guide com a matéria completa.