Cúpula da Cachaça divulga o resultado das 50 Melhores Cachaças do Brasil em 2020

0
36
cupula-da-cachaca-50-melhores-cachacas

No último final de semana a Cúpula da Cachaça se reuniu na Cachaçaria Macaúva, em Analândia, no interior de São Paulo, para a realização do IV Ranking da Cúpula da Cachaça, com a degustação às cegas das 50 cachaças finalistas desta quarta edição.

Foram dois dias de degustação onde os cúpulos – como são chamados os integrantes do grupo – provaram as cachaças, identificadas unicamente com um número aleatório, para avaliar os quesitos visuais, olfativos e gustativos das bebidas concorrentes.

As cachaças foram apresentadas em dez baterias com cinco rótulos cada para os integrantes da Cúpula da Cachaça – grupo formado em 2013 por profissionais do setor, com diversas formações para desenvolver iniciativas pela valorização do destilado nacional.

Nesta quarta edição, com o objetivo de aprimorar a avaliação e divulgação dos resultados, as cachaças foram divididas em três categorias: Inox, Armazenadas/Envelhecidas e Premium/Extra Premium, seguindo as regras do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para a denominação da bebida.

Como membro do seleto grupo, posso afirmar que por mais prazerosa que possa parecer, uma degustação de tamanha quantidade de amostras, com cachaças dos 4 cantos do Brasil, não é tarefa fácil.

A qualidade das cachaças vem aumentando ano após ano, novas marcas surgem no mercado anualmente – o Ranking é realizado de dois em dois anos (confira aqui a edição passada) e a cada nova edição ele vem crescendo e ganhando cada vez mais importância no mercado, tornando-se uma importante referência para os consumidores, varejistas e também para os produtores, que podem conferir a aceitação de seu produto.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Paladar Estadão com a matéria completa.