Conheça o Umeshu, licor do Japão perfeito para preparo de coquetéis

Feito a partir de uma fruta chamada Ume, o Umeshu é uma bebida japonesa que pode ser consumida como licor ou diferentes receitas de coquetéis

umeshu-licor-coqueteis

O umeshu é uma bebida japonesa bem popular e apreciada por lá. Afinal, a coquetelaria da terra do sol nascente vai muito além do saquê e traz diversas possibilidades, principalmente por meio de bebidas produzidas a partir de frutas.

Feito com base em um fruto chamado ume, o umeshu permite fazer muitos drinks deliciosos, além de consumi-lo puro ou com gelo. Agora, para você conhecer mais e incluir a bebida em trabalhos de coquetelaria e mixologia, explicaremos o que é o umeshu e algumas das possibilidades que ele traz no preparo de coquetéis!

O que é Ume?

O ume é um fruto da família da ameixa e damasco, de origem chinesa. Cultivado em regiões de clima ameno, ele chegou ao Japão aproximadamente no século XIII e era utilizado para fins medicinais, já que possui propriedades antioxidantes e antialérgicas.

É possível consumir ume em conserva (chamada de umeboshi), ou mesmo em geleias, doces e misturado com frutos como pêssegos e ameixas. Sua utilização como bebida alcoólica se deu quando os japoneses passaram a preparar um licor com a fruta, a partir do shochu, que é um licor feito de arroz. Esse mix recebe o nome de umeshu.

E Umeshu, o que é?

Como falamos anteriormente, é o licor feito com ume e shochu. A receita para fazer é relativamente fácil, mas leva tempo:

  • Deixe 1kg da fruta de molho em água filtrada de 8 a 12 horas;
  • Lave as frutas em água corrente;
  • Coloque tudo em outro recipiente com ½ kg de açúcar em pedra e 2l de shochu (pode ser feito também com whiskey, saquê, vodka ou aguardente, mas o ideal é com o licor de arroz);
  • Feche hermeticamente e deixe descansando em local escuro por pelo menos 6 meses.

A bebida tem entre 10% e 15% de teor alcoólico. Além disso, seu gosto é refrescante, adocicado, leve e com um toque cítrico. Porém, pode ser mais interessante utilizá-lo como ingrediente para incrementar ainda mais alguns coquetéis.

Quais as possibilidades de Umeshu em coquetéis?

Existem muitas possibilidades de uso do umeshu para preparar drinks refrescantes, leves e adocicados. Você pode preparar um Umeshu spritz (com espumante brut e gelo), Umeshu tônica (com água tônica), ou outros destilados e bebidas como gin, vodka, champagne ou Martini.

Assista abaixo a uma receita de mojito com umeshu:

Onde encontrar Umeshu?

O umeshu pode ser encontrado facilmente nos supermercados do Japão e, claro, nas izakayas, os “botecos” de lá. No Brasil, é possível achar a bebida em mercados especializados em produtos orientais.

O BCB São Paulo também terá umeshu! O evento contará com a participação da Choya, empresa japonesa que é referência na comercialização de uma série de bebidas feitas a partir de ume e umeshu.

Para você ficar por dentro de todas as novidades do universo da coquetelaria e mixologia, participe do BCB como expositor ou visitante do evento!