O que é Kombucha e como usar a bebida para preparar drinks deliciosos

0
686
kombucha-bebida-drinks

Uma bebida que pode proporcionar boas experiências etílicas é o kombucha. Além de estar na moda, é uma ótima maneira de inovar na preparação de drinks e muito fácil de fazer.

Mas o que você sabe sobre kombucha? Existe uma história de centenas de anos por trás da bebida e é possível fazer diversas combinações que deixarão qualquer experiência gastronômica ainda mais rica.

Para ajudar você a se destacar no mercado, nós do blog BCB Bar Convent contamos aqui o que é kombucha e como usar a bebida para preparar drinks deliciosos!

O que é Kombucha?

O kombucha pode ser resumido como um chá feito a partir da fermentação de vários microorganismos, como leveduras e bactérias, chamados aqui na receita de “mãe” ou “scoby”. Tem uma história milenar que começou na China antes de Cristo e que caminha para se popularizar cada vez mais, em um mercado que movimenta em torno de US$ 1 bilhão, segundo estimativas.

A ciência ainda não se debruçou sobre a bebida, mas já existem razões para acreditar que o kombucha traz diversos benefícios graças à sua ação probiótica. As leveduras da bebida ajudam nosso organismo a recompor a flora intestinal.

A bebida tem caráter gasoso, baixo teor alcoólico (que aumenta de acordo com o tempo de fermentação), gosto agridoce e uma leve acidez. Além disso, é fácil produzir kombucha para utilizá-lo depois em trabalhos de coquetelaria.

Como fazer a bebida?

Dá para usar qualquer tipo de chá feito com a erva Camelia sinensis, origem do chá verde, preto, branco e outros. Também podem ser usadas infusões com mate, hibisco, flores e frutas e maça seca.

É importante ter o “scoby” e um pouco do chá já fermentado na preparação. Para quem fará kombucha pela primeira vez, é possível conseguir os dois itens em grupos nas redes sociais ou mesmo sites para venda.

A preparação do kombucha acontece nessas etapas:

  • Leve 1l de água mineral ou filtrada ao fogo;
  • Quando ferver, desligue o fogo e coloque 5g de folhas do chá. Tampe e aguarde aproximadamente 5 minutos;
  • Coe o líquido, acrescente 50g de açúcar, misture bem e coe tudo em um filtro de café exclusivo. Tampe e aguarde esfriar;
  • Quando estiver frio, passe tudo para um recipiente de vidro grande, com a boca larga. Acrescente o scoby e um pouco do chá fermentado;
  • Tampe a boca com um pano de algodão, amarre-o um barbante ou elástico e deixe fermentar durante uma semana em local seco e escuro;
  • Quando o scoby estiver com um aspecto claro e gelatinoso e a bebida mudar de aroma, será o momento de tirar o scoby e um pouco do chá fermentado para usá-los na fabricação do próximo kombucha;
  • Guarde o restante do chá na geladeira, em vidro tampado. Está pronto para consumo e dura uma semana, que é o tempo de preparar o próximo kombucha!

Como fazer Kombucha em drinks?

Por ser uma bebida que permite uso de diferentes chás e infusões, o kombucha traz muitas possibilidades para a preparação de drinks. É possível fazer releituras de drinks como o Aperol Spritz, ou criar novos como a kombucha com gin, ou ainda utilizá-lo com vodka e outras bebidas. Dê asas à sua criatividade!

Para conhecer essas e outras tendências da indústria de bares e bebidas, participe do BCB São Paulo! Cadastre-se agora e receba o aviso de credenciamento do evento em primeira mão!