3 ingredientes em coquetelaria para ficar de olho em 2020

0
27

São Paulo, janeiro de 2020 –  Como o início de ano é sempre um período de reflexão e planejamento, é comum que mixologistas e bartenders do Brasil e de toda a América Latina passem a buscar ideias e inspirações para criar drinks diferentes, com novos níveis de sofisticação e complexidade. Mas no caminho da técnica, da execução e da experiência do consumidor, os ingredientes são pontos cruciais para uma entrega que surpreenda. Por isso o BCB São Paulo convidou a especialista Carolina Oda, embaixadora da próxima edição, para falar de 03 tendências que devem chamar a atenção em 2020.

1 Mate (brasilidade)

Além de bem brasileiro, este ingrediente deve ganhar ainda mais evidência este ano porque traz muitas possibilidades. “Estamos acostumados com o tradicional do dia a dia, do mate com limão, mas temos produtores encarando o mercado como os chineses pensam o chá verde, por exemplo. Para se ter uma ideia, alguns já têm linhas com diversos tipos”, explica.

2 Jerez (tendência mundial)

O Brasil é top 5 global no número de eventos com este vinho espanhol que é muito específico – evento que ocorreu em novembro passado, na Semana Internacional do Jerez (Sherry Week). Já é bastante utilizado em coquetelaria justamente por ter vários estilos, do seco ao mais doce. “Por ser um vinho, possibilita um outro jeito de fazer drinks com teor alcoólico mais baixo e trazer notas complexas e diferentes, com uma base que já tem muito sabor”.

3 Café (cadeia e utensílios)

Outro ingrediente que, assim como o mate, oferece muitas possibilidades. A especialista indica que, no entanto, não é fácil de ser trabalhado. “São muitas variáveis, desde a torra até a temperatura da água e moagem, que podem interferir no sabor”, diz.

Não só isso, na verdade. Trabalhar com café ainda leva a outras escalas. “ Você pode fazer parceria com um produtor e ter um tipo específico para o seu drink. Algumas fazendas, inclusive, abrem áreas experimentais com essa finalidade e outras tratam o café em barris de cachaça ou de whisky para torrar depois”, lembra.

Um outro ponto importante em relação à coquetelaria é que o café precisa vencer a barreira do consumo de ocasião. Ser absorvido como um produto de consumo além do café da manhã ou do bolo da tarde. “Com gás, gelado e até com nitrogênio. Realmente dá para fazer muita coisa. E, caso o bartender domine os métodos de extração do café e entenda o seu funcionamento, é possível usar como utensílio para extração de outros ingredientes”.

Receitas

Carolina Oda explica que, mais importante do que uma receita pronta, é o domínio de cada ingrediente. No entanto, ela reforça que o mais assertivo para quem busca inovar ou se reinventar não é uma receita pronta, mas o domínio do produto. “O bartender precisa entender a fundo o ingrediente. Com o exemplo do café, se o profissional não estudar o que é, o ponto de torra, de moagem, métodos de extração, entre outras coisas, não poderá criar um drink”, finaliza.

Planeje a sua visita

A programação educacional e o credenciamento on-line devem ser disponibilizados em breve, mas já é possível deixar os dados no site da feira para ser avisado sobre o registro e se organizar para a visita em São Paulo. Quanto antes, melhor, principalmente para quem vem de fora do Brasil. É claro que a organização do BCB pensou em recursos para facilitar este processo, com descontos em passagens aéreas e opções de hospedagem. Confira no site www.barconventsaopaulo.com.br.

SERVIÇO

BCB São Paulo

15 e 16 de junho de 2020

Expo Barra Funda

Rua Tagipuru, 1001

Barra Funda – São Paulo

Sobre o BCB São Paulo

É a principal feira de destilados premium para profissionais que trabalham com bebidas em bares, restaurantes, hotéis e eventos no Brasil e na América do Sul. A primeira edição, realizada em 2019, foi muito bem recebida pelo setor pela mescla de negócios, networking e conteúdo qualificado, reunindo grandes referências nacionais e internacionais. O BCB São Paulo traz para o país o conceito de sucesso na Alemanha, onde acontece desde 2007, e nos Estados Unidos, desde 2018.  Saiba mais em www.barconventsaopaulo.com.br

Sobre a Reed Exhibitions

Principal organizadora de eventos do mundo, com mais de 500 eventos em mais de 30 países. Em 2016 a Reed reuniu mais de sete milhões de participantes em eventos de todo o mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje os eventos da Reed são realizados em toda a América, Europa, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e África, organizados por equipes em 38 escritórios. A Reed Exhibitions atende a 43 setores da indústria com eventos comerciais e de consumo. Faz parte do RELX Group plc, líder mundial no fornecimento de informações e análises para clientes em todas as indústrias. www.reedexpo.com

Informações para imprensa

KB!COM | Comunicação Corporativa

11 4332.9808

Aline Burgueno – rp@kbcomunicacao.com.br

Rogério Porto – jornalismo@kbcomunicacao.com.br

Kelly Boscarioli – kelly@kbcomunicacao.com.br

Giovana Telles – conteudo@kbcomunicacao.com.br