Aguardente ancestral brasileira, a tiquira ganha força na coquetelaria paulistana para reforçar a identidade nacional dos drinques
Você já ouviu falar de tiquira? A tiquira é uma aguardente brasileira, pouco conhecida, com raízes tão antigas quanto o Brasil. Criada há séculos por índios nômades, foi parar no Maranhão, único Estado onde sobreviveu ao avanço de bebidas mais fáceis e baratas de produzir, como a cachaça.
Hoje, o grosso da produção ainda vem de alambiques de fundo de quintal e é vendido sem controle de qualidade por comerciantes locais. Mas, em anos recentes, a bebida passou a ser estudada em universidades e industrializada por pequenos produtores. Ainda que pontuais, as iniciativas de padronização e revalorização abriram espaço para a tiquira na coquetelaria de São Paulo. E quase uma dezena de bares e restaurantes já têm coquetéis baseados nela no cardápio.
Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Estadão com a matéria completa.