Bar Convent Berlin se repete como maior feira do setor

Visitantes de 79 países transformam Berlim na capital da cultura dos bares

 

Eles vieram dos cinco continentes: visitantes da Austrália, Canadá, Japão, Índia e até do Panamá, Peru e Maurícia mais uma vez tornaram o Bar Convent Berlin na maior feira da indústria de bares e destilados, o lugar para fabricantes de bebidas espirituosas, espumantes, cervejas e mixers para se encontrarem com bartenders, donos de bares e distribuidores de 79 países. De 8 a 10 de outubro, um total de 14.416 visitantes foram à Station Berlin e à adjacente Kühlhaus e reuniram-se nos inúmeros eventos de bar da capital alemã.

Todos os sinais apontam para o crescimento, e o Station Berlin foi totalmente ocupado novamente para o BCB 2018. Um aumento de 17% no número de expositores e uma participação internacional de 68% servem como evidência para a relevância do evento e para a força de uma indústria cujas inovações e rigorosos padrões de qualidade inspiram os entusiastas de coquetéis ao redor do mundo. Este ano, o Bar Convent Berlin apresentou 433 expositores com 1.200 marcas no segmento premium. Mais uma vez no topo da lista de bebidas espirituosas estavam gin, licores, vodka, tequila e mezcal. Subindo, vermute foi representado no show com mais de 30 marcas.

Pela primeira vez, os visitantes tiveram três dias este ano para aproveitar toda a ação. “Todo mundo adorou que estendemos o show”, diz a diretora do BCB, Petra Lassahn. Assim, o número de visitantes, de 14.416, foi significativamente maior do que no ano anterior (12.217) e se espalhou de maneira uniforme nos três dias da feira. Os expositores, que tiveram mais tempo para seus negócios, também ficaram muito satisfeitos com isso.

Os visitantes tiveram mais oportunidades de participar das numerosas degustações de produtos e do programa de apresentação de alto nível. “O formato de três dias nos proporcionou a oportunidade de montar um programa de educação com uma diversificada extensão de tópicos e as estrelas da cena internacional de bares”, acrescenta Lassahn.

 

Foco na educação

Hospitalidade, habilidades empreendedoras, desenvolvimento de novas bebidas, sustentabilidade e criatividade foram apenas alguns dos tópicos abordados no programa de apresentação deste ano, que pela primeira vez foi criado sob os auspícios do internacionalmente conhecido Angus Winchester. Os nomes falam por si: no palco estavam os nomes de Sean Finter, Bobby Heugel, Joe Schofield, Frankie Solarik, Micah Melton e muitos mais. Como resultado, a feira proporcionou aos bartenders, donos de bares, operadores de bar e distribuidores informações valiosas para seu trabalho diário e o contínuo avanço de seus negócios. Os padrões estão aumentando constantemente para a profissão de bartending, como por exemplo, tornando a educação e o treinamento da equipe primordiais. Angus Winchester diz que “Estamos criando muita consciência sobre o fato de que isso não é apenas um estilo de vida, mas uma profissão séria que deve ter o mesmo respeito que os cozinheiros ou sommeliers podem ter – somos parte da indústria de restaurantes”. Com a mentoria do co-fundador da Fever-Tree, Charles Rolls, e pelo inovador de marca David Gluckman, entre outros, a promoção e desenvolvimento de habilidades empreendedoras também foram temas destacados no programa de apresentação.

 

Brew Berlin e Coffee Convent Berlin, populares pontos de escala

O grande interesse no Brew Berlin e no Coffee Convent Berlin, ambos ocorridos como parte do BCB, mostrou que os bares estão cada vez mais adicionando cervejas artesanais, coquetéis de cerveja, especialidades de café e bebidas de café mix de menu. O Brew Berlin demonstrou que as cervejas artesanais podem contribuir com sua própria “proposta única de venda” num bar, conquistando consumidores com qualidade e exclusividade. Mas depois de um pouco de renovação, as cervejas tradicionais também impressionaram os visitantes – especialmente os bartenders que servem cerveja diretamente aos consumidores. Apresentando produtos inovadores de café, desde limonada de café a coquetéis de café na feira, os expositores do Coffee Convent Berlin ficaram igualmente satisfeitos com a resposta da comunidade dos bares.

 

Bar Convent Berlin 2019

O próximo Bar Convent Berlin acontecerá na Station Berlin e na Kühlhaus como um evento de três dias, de 7 a 9 de outubro de 2019. Dois eventos internacionais adicionais serão realizados antes disso: o Bar Convent Brooklyn em 11 e 12 de junho de 2019 e o Bar Convento de São Paulo nos dias 17 e 18 de junho de 2019.

 

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado. Matéria publicada originalmente no site do Bar Convent Berlin.