Conversão de medidas de bar: como funciona?

Aprenda a usar a Tabela de Conversão de Medidas de bar tão usadas na coquetelaria

Com estilos e medidas diferentes, é muito provável que se você pedir a mesma dose de destilado em bares em continentes diferentes, você receberá volume de bebida diferente, de acordo com a cultura e os padrões estabelecidos nos países.

Já na International Bartenders Association,a IBA, entidade principal quando falamos em coquetéis clássicos, todas as medidas utilizadas por convenção estão em centilitros (cl).

As medidas mais utilizadas em todo o mundo são sem dúvidas: OZ (ounces / onças), ML (mililitros) e Partes.
Ounces e mililitros você conhece há muito tempo, mas será que entende como é Partes?
Checa nesse vídeo abaixo.

Para ter certeza absoluta das medidas que usamos, teríamos que medir cada ingredientes pelo seu peso, porém, sabemos que isso tornaria a operação de bar e o serviço de coquetelaria inviáveis. Por conta disso, é cada vez mais comum encontrar receitas onde uma margem de erro de no máximo 5 ml seja razoável. Essa margem não é possível em receitas que levam ingredientes muito marcantes, como por exemplo Pastis e Fernet.

Além das medidas através de utensílios apropriados como os dosadores (jiggers), podemos considerar a medida de tempo como uma possibilidade. Contar o volume através do tempo em que o líquido é derramado pelo funil que chamamos de biqueiras é muito utilizado pela coquetelaria freestyle e pelos flair bartenders.

 

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Mixology News para ver a matéria completa.