Sustentabilidade: argamassa feita de lã mineral

Sustentabilidade: argamassa feita de lã mineral

Constructor construction repair plastering on the wall

Sustentabilidade não é mais uma tendência, é uma demanda real e imediata. O setor de construção civil é um dos que mais impactam e geram resíduos para o meio ambiente, mas, felizmente, universidades, institutos de pesquisas e a iniciativa privada em diferentes partes do mundo estão empenhados em estudos e soluções para mitigar estes efeitos.

A lã mineral, utilizada para isolamento térmico e acústico é uma destas preocupações. Até 0,2% do volume de todos os resquícios de construção e demolição gerados na Europa vêm deste produto. Uma pesquisa realizada pela Escola Técnica Superior de Edificações da Universidade Politécnica de Madri (UPM), mostrou como esses restos de lã mineral podem ser utilizados como uma alternativa às fibras de reforço usadas em materiais de construção. Os pesquisadores também conseguiram melhorar as propriedades mecânicas e térmicas dos produtos e o resultado é uma nova argamassa de cimento que recicla materiais isolantes pela primeira vez e reduz o consumo da areia que é utilizada em sua fabricação, implementando os critérios da economia circular.

De acordo com a Doutora Mercedes River, especialista e integrante da equipe de pesquisa, “tem sido cientificamente provado que argamassas que incorporam resíduos de lã mineral são mais leves e, juntamente com a sua composição química, podem melhorar suas propriedades de isolamento em relação às outras comerciais”.

Sustentabilidade é um dos pilares da FEICON BATIMAT. Falaremos bastante do assunto aqui no canal, esquentando as máquinas para a próxima edição, em 2020. Fique ligado em nossas redes para acompanhar temas como reutilização, reciclagem, novos materiais e metodologias de construção para atendimento de um mercado cada vez mais exigente e consciente.

Assine a nossa newsletter!
Facebook Comments