Indicadores apontam otimismo para o segundo semestre do mercado de construção

Indicadores apontam otimismo para o segundo semestre do mercado de construção

Índice de Confiança, Índice da Situação Atual, Índice de Expectativas e Nível de Utilização da Capacidade tiveram alta em julho

Os indicadores de mercado são fundamentais para planejamento e tomadas de decisão. Por isso, o Portal da Construção traz atualizações constantes sobre o que pode impactar negócios no setor. Com base em uma publicação da Revista Anamaco, acompanhe como o crescimento de quatro indicadores em julho confere otimismo ao cenário do segundo semestre de 2019.

1 – Índice de Confiança da Construção (ICST): Monitorado pela Fundação Getúlio Vargas, subiu 2,6 pontos, atingindo 85,4 pontos, voltando ao nível de dezembro de 2018. Trimestralmente, o ICST cresceu 1 ponto e, mensalmente, aumentou pela segunda vez consecutiva, fruto tanto da melhora da situação corrente quanto das expectativas de curto prazo.

2 – Índice da Situação Atual (ISA-CST): Também registrou crescimento no período. A alta foi de 1,5 ponto, puxada pelo indicador que mede a percepção sobre a situação atual da carteira de contatos, que avançou 1,4 ponto, chegando a 73,5 pontos; e do indicador da situação atual dos negócios, que cresceu 1,6 ponto, atingindo 76,9 pontos.

3 – Índice de Expectativas (IE-CST): Teve alta de 3,5 pontos, passando para 96 pontos. Dois itens contribuíram para o resultado. O indicador da demanda prevista para os próximos três meses cresceu 2,3 pontos, chegando a 95,5 pontos (maior nível desde dezembro do ano passado) e o índice de tendência dos negócios nos próximos seis meses, que avançou 4,7 pontos, chegando a 96,6 pontos.

4 – Nível de Utilização da Capacidade (NUCI): Atingiu a quarta alta consecutiva ao variar 0,6 ponto percentual em julho, chegando a 68,9%, maior patamar desde julho de 2015. O NUCI para Máquinas e Equipamentos variou 0,4 ponto percentual e o NUCI para Mão de Obra, 0,7 ponto percentual.

Acompanhar as atualizações do Portal é uma das formas mais fáceis de ficar por dentro de tudo o que é importante sobre o mercado de construção até a próxima Feicon Batimat, em 2020. O maior evento do setor na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players da construção civil e arquitetura. Cadastre-se em nossa newsletter e fique por dentro!

Fonte: Portal Anamaco

Assine a newsletter da Feicon Batimat e receba os principais conteúdos voltados para as inovações e tendências do mercado da construção.

Assine agora!

Facebook Comments