As cinco ideologias que precisam mudar para a construção avançar!

As cinco ideologias que precisam mudar para a construção avançar!

E como começar essa mudança

Embora possa parecer que a indústria da construção esteja presa ao status quo por muito tempo, um olhar além revela que ela está mudando muito mais do que aparenta. Com o bom cenário, milhares de novos projetos, desafios e aportes tecnológicos, a paisagem da indústria da construção civil deve continuar a avançar. E nesse sentido, a inteligência artificial vem chegando para derrubar ideologias para lá de defasadas.

  1. Com o surgimento da inteligência artificial (IA), há razões para acreditar que uma solução para o desencontro de informações nos canteiros de obra aponta no horizonte. Muitas vezes, as partes envolvidas em um projeto têm diferentes quantidades de informações, o que causa um percentual assustador de retrabalho, resultado principalmente da falta de comunicação. Ter uma compreensão comum e consistente é fundamental para o sucesso, gerando mais confiança e melhorando o processo decisório. Ferramentas de IA estabelecem transparência no local de trabalho e rapidamente melhoram a eficiência e desenvolvimento da construção.

 

  1. Apesar de canteiros de obra não serem tipicamente voltados para a tecnologia mais atual, as estatísticas indicam que a IA está pronta para remodelar completamente a indústria da construção na ordem de bilhões de dólares. Empresas que aproveitarem as oportunidades geradas pela inteligência artificial serão capazes de extrair insights acionáveis de dados, resultando em um processo de construção completamente simplificado.

 

  1. Um equívoco comum na construção é que sempre haverá trabalhadores suficientes para um sem fim de projetos. No entanto, muitas vezes esse não é o caso. Por isso, os empreiteiros devem olhar para IA, que possibilita às equipes permitir que robôs comandados pela inteligência artificial lidem com tarefas pequenas mas demoradas, e libere a mão de obra humana para as partes mais matizadas do projeto.

 

  1. Não há como argumentar que os canteiros de obra não são perigosos. Trabalhadores da construção civil morrem no trabalho cinco vezes mais frequentemente do que os de qualquer outra indústria. A realidade é que não há uma maneira de eliminar completamente o risco, mesmo com os protocolos apropriados, mas certamente há maneiras de mitigá-los e fazer canteiros significativamente mais seguros. Nesse sentido, a IA tem sido fundamental na redução de danos, riscos, viabilizando que gerentes antecipem perigos potenciais com antecedência. A combinação de IA com a robótica e a construção pré-fabricada contribui para garantir canteiros o mais seguros possíveis.
  2. Cronogramas e agendas atrasadas são muito comuns na construção, devido a incidentes, imprevistos e surpresas. Estatísticas indicam que grandes projetos geralmente levam 20% mais tempo para serem concluídos que o previsto e aumentam em até 80% o orçamento. O monitoramento em tempo real baseado em IA elimina surpresas, oferecendo acesso visual dos canteiros de obra. Com a maior transparência, as partes interessadas podem controlar facilmente qualquer mudança e progresso.

Além disso, softwares de inteligência artificial rastreiam e registram todos os processos do fluxo de trabalho e notificam automaticamente membros da equipe de todos os potenciais problemas. Esses dados dão mais controle do que nunca, permitindo identificar e prever problemas futuros, poupando tempo e dinheiro no processo.

Assine nossa newsletter e receba os principais conteúdos voltados para as inovações e tendências do mercado da construção.

Assine agora!

Facebook Comments