Arquitetura e Millennials: construindo uma geração

Arquitetura e Millennials: construindo uma geração

Queremos identificar a relação entre esses dois assuntos!

Que relação pode haver entre os Millennials e a arquitetura? A verdade é que ainda não podemos criar uma interconexão entre eles, mas hoje em dia a Geração Y é o centro de todas as conversas, assim como arquitetura, que sempre esteve presente na vida cotidiana.

Mais que isso, no mundo acelerado que vivemos, os Millennials começaram a perder o interesse em algumas tradições, comportamentos e crenças de décadas. No entanto, nunca pararam de acreditar e amar o universo da arquitetura e do design. Eles até transformaram esta indústria e desenvolveram-na com base em suas próprias perspectivas sobre a vida como a conhecemos e tudo o que tem a oferecer.

Podemos afirmar que tanto a arquitetura como a Geração Y precisam de paciência e equilíbrio, e ambos têm um conceito abstrato de impacto. Além disso, criam caos – cada um à sua maneira -, querem cercar-se de coisas que refletem suas personalidades e precisam de aprovação – um dos arquitetos, outro da sociedade. Indo um pouco além, não se pode acreditar que encontramos o verdadeiro significado e definição para os Millennials.

Para alguns, essa é a geração dos novos visionários, o oposto do status quo, a revolução segura de um rebelde. Para outros, são criadores de um caos sem sentido e inútil, difíceis de lidar. Não importa a sua definição, ele sempre volta para o seu ambiente, porque no final do dia, somos o que o nosso ambiente nos moldou a ser. Nossos pais, nossa casa, nossos amigos, nosso bairro, nossa educação, etc. Isso é o que completa o círculo de volta para a arquitetura. Por que e como? Porque, a arquitetura é o que molda o nosso ambiente de forma literal. Ela cria as configurações e atmosferas em torno de nós e, portanto, é o que nós escolhemos para cercar-nos.

A partir de agora, para evitar repetições, vamos chamar Millennials de Y e arquitetura de Z. Enquanto Y próspera para gratificação e satisfação instantânea, Z requer crescimento lento. Enquanto Y anseia por satisfação efêmera, Z aspira por satisfação eterna. Mas como Z visa transformar conceitos em realidade, Y está aqui para mudar essa realidade, desafiando a credibilidade da teoria de Aristóteles, “o todo é maior do que a soma de suas partes”.

Outra maneira de relacionar ambos é ver como os dois reagem às posses minimalistas. Nesse espírito, a arquitetura e o design estão sendo redefinidos de uma maneira que os Millennials estão buscando, criando um caminho completamente diferente e redefinindo sua estrada. Agora é tudo sobre criações minimalistas, sobre o que você pode sentir, tocar e experimentar dentro de poucos segundos.  A estética e a apreciação devem ser sentidas, o impacto tem de se tornar instantâneo.

Apesar de muitos verem a Geração Y como uma “crise”, ela está reinventando arquitetura como nós conhecemos e isso é exatamente o que o mundo precisa hoje. Você não necessita mais de uma sala de estar imensa e repleta de móveis, só de um sofá e uma TV. Você não precisa de um cômodo de 30 metros quadrados como quarto, só de sua cama e seu telefone. Tudo tornou-se tão fácil! E essa é a direção que os Millennials estão tomando na visão de hoje da arquitetura.

Mais e mais arquitetos estão mudando do luxo grandioso (apesar da obsessão esmagadora da mídia com o “bigness”) à simplicidade e clareza. Mais do que nunca, abraçando seu papel, influenciando e acatando a dinâmica da sociedade. É seguro dizer que a arquitetura tem e sempre terá um papel na definição de valores, visões e estilos de vida.

Os Millennials têm direito de ser difíceis de gerir, mas é a geração que ousa, aquela que sonha, otimista sobre o futuro e que está se libertando de tudo o que se tornou clichê ou imutável. Essa é a geração de criadores de conteúdo, prosperando em colaboração, trabalho em equipe e crenças pessoais, que tem o potencial e a vontade necessários. Só é preciso que coloquem suas idéias e palavras em ação. E dessa forma criar formas mais minimalistas esteticamente acessíveis e instantaneamente impactantes.

Assine nossa newsletter e receba os principais conteúdos voltados para as inovações e tendências do mercado da construção.

Assine agora!

Facebook Comments