Trazendo o blockchain para o canteiro de obras

Trazendo o blockchain para o canteiro de obras

Você já utiliza essa ferramenta?

A blockchain ganhou o mundo da tecnologia. Este método seguro de armazenar e compartilhar informações está se tornando cada vez mais comum nos setores industriais e financeiros. Mas e se ela também pudesse otimizar a indústria da construção civil? Fato é que há maneiras dela poder melhorar a produtividade e conectividade no canteiro de obras.

Uma das maiores vantagens da blockchain é a sua capacidade de distribuir informações entre as partes sem comprometer a segurança. Em construção, isto é benéfico para a criação de um sistema de contabilidade unificada de tarefas no canteiro de obras. Essencialmente, cada empresa em um projeto usando a blockchain pode receber seu próprio contrato e todos estarão disponíveis para visualização a qualquer momento pelo gerente de projeto.

As tarefas podem ser atribuídas por ordem de importância usando o ledger – registro e totalização de transações econômicas. Quando uma tarefa é concluída, o contratante pode carregar a documentação, iniciar o pagamento e notificar o empreiteiro que o trabalho pode começar. Este processo é feito totalmente sem papel e é inalterável.

Contratantes que já trabalham com a blockchain recebem um identificador exclusivo de utilizador. Qualquer contrato, plano, foto ou comentário associado ao empreiteiro estarão disponíveis sob o identificador exclusivo. Esta informação pode ser utilizada pelo contratante para fechar futuros negócios. Gerentes de projeto também são capazes de manter o controle de empreiteiros que podem estar trabalhando em mais de um canteiro de obras.

Existem inúmeros benefícios da mudança de planos de projeto para um ledger de contabilidade descentralizado. Por exemplo, se uma alteração é feita no plano de construção, todos os envolvidos na blockchain são notificados instantaneamente e o fluxo de trabalho é ajustado em conformidade. Isso também fornece um registro imutável sobre os negócios. Outra vantagem diz respeito exatamente sobre interrupções no fluxo de trabalho, que podem ser reduzidas, evitando custos altíssimos em termos de tempo e dinheiro.

No final, enquanto as empresas de construção começam a aproveitar todos os benefícios da blockchain, empreiteiros e clientes podem começar a comemorar e esperar ver algumas dessas vantagens em canteiros de obras num breve futuro.

Assine nossa newsletter e receba os principais conteúdos voltados para as inovações e tendências do mercado da construção.

Assine agora!

Facebook Comments