Os 04 passos para a gestão sustentável na construção!

Os 04 passos para a gestão sustentável na construção!

E como sua marca pode adotá-los e apostar em um futuro cada vez mais sustentável

Gestão de construção sustentável significa muito mais do que construir estruturas ambientalmente corretas. É a combinação de práticas e materiais para reduzir o impacto ambiental e resíduos, que até 2025 terá um volume gerado a cada ano que vai ultrapassar os 2,2 bilhões de toneladas, de acordo com a revista Construction & Demolition Recycling. Para reduzir esse número de modo rápido e eficaz, seguir métodos de gestão corretos, investir em software e materiais verdes é inerente. Veja quatro técnicas para estar de acordo com as tendências e evitar o desperdício:

  1. Use alternativas sustentáveis

Quando se trata de reduzir o desperdício na construção, uma solução rápida é usar alternativas ao tradicional concreto, com materiais como bambu, plástico reciclado, ferrock e o concreto de cannabis. A seleção de materiais de construção sustentável deve ocorrer no início de cada projeto.

  1. Implementar a produção just-in-time para projetos

A gestão de material de construção sustentável e demolição pode ser melhorada com a produção just-in-time (JIT). Como o nome sugere, JIT é um sistema de administração da que determina que tudo deve ser produzido, transportado ou comprado na hora exata. Como resultado, o custo de armazenar o material em excesso é minimizado, espaços ficam livres para melhor utilização e menos materiais são despejados ao final de um trabalho.

  1. Integrar métodos alternativos

Da mesma forma como a produção JIT pode melhorar a sustentabilidade por meio da redução de resíduos, materiais de construção pré-fabricados são altamente sustentáveis. Sua prática pode ser compreendida como a montagem de peças de uma estrutura na própria fábrica, que é depois transportada para o local de instalação final. Outra vantagem: levantar uma moradia pré-fabricada economiza até 67% de energia ante à construção convencional, além de poder ser reciclada e facilmente adaptada para reduzir resíduos e impacto ambiental.

  1. Ser mais sustentável, abandonando papel, desenhos e especificações

Enquanto algumas resmas de papel podem não parecer um grande desperdício quando comparadas com um caminhão cheio de detritos, não é apenas sobre a métrica e sim a redução de retrabalho e outros resíduos. Empresas de construção sustentável usam software de gerenciamento, eliminando arquivos de papel, economizando precioso tempo e dinheiro, para não mencionar o impacto positivo sobre o meio ambiente.

Assine nossa newsletter e receba os principais conteúdos voltados para as inovações e tendências do mercado da construção.

Assine agora!

Facebook Comments