O manual do empregado e como ele pode ajudar a impulsionar seu...

O manual do empregado e como ele pode ajudar a impulsionar seu negócio!

Se você busca tornar sua empresa mais produtiva e com um negócio mais rentável, então está na hora de falarmos sobre o manual do empregado

Qual ferramenta é comumente negligenciada nos negócios e pode ajudar o trabalho correr mais suavemente, orientar novos colaboradores rapidamente e reduzir o risco de batalhas legais dispendiosas? Se você falou “o manual do funcionário”, está certo. Muitas vezes com pouca atenção dispensada, este documento pode desempenhar um papel vital comunicando as condições de trabalho e responsabilidades do contratado. O resultado pode ser uma organização mais produtiva e um negócio mais rentável.

Os mesmos manuais que ajudam os trabalhadores veteranos englobam políticas de negócios que podem ser especialmente útil para recrutas. “Manuais de empregado são extremamente importantes para empresas de todos os tamanhos”,  explica James W. Potts, CEO da consultoria Potts and Associates. “Eles podem ajudar todos a trabalhar mais eficientemente”.

Para Richard Avdoian, consultor de desenvolvimento de St. Louis, “disponibilizar um manual para candidatos selecionados pode ser benéfico para transformá-los em melhores funcionários”. O executivo diz ainda que “muitas vezes o candidato ideal tem várias ofertas e um manual pode pender a balança a seu favor, comunicando os benefícios de se juntar a sua equipe”.

O manual comunica a missão da empresa, reafirma expectativas, descreve os benefícios e estabelece o tom para uma cultura cooperativa. Uma vez a bordo, o novo membro deve recebê-lo como parte de uma orientação pensativa. “Um manual comunica a ideia de que cada indivíduo é parte de uma organização maior e é igualmente importante para o sucesso da empresa”, diz Avdoian.

Outra vantagem de um manual bem escrito é a redução do risco jurídico. Suponha, por exemplo, que um dos seus clientes é prejudicado por um empregado que descobre-se ser usuário de álcool ou drogas. Ter o registro de uma política de combate às droga pode ajudar a atenuar a responsabilidade. “Quando você é processado, a primeira pergunta que um advogado faz é ‘existe uma política que abranja isto?'”, diz Bob Gregg, co-presidente do grupo Boardman and Clark LLC.

Em pequenas empresas, onde os supervisores têm tempo limitado para comunicar todas as informações vitais que os funcionários precisam, os manuais podem ajudar a preencher essa lacuna. Ao mesmo tempo, comunicam uma valiosa imagem de negócios. “Como um website famoso, um manual de funcionário é parte esperada da operação de negócios de hoje”, destaca Avdoian. “Ele diz a todos que você está falando sério sobre sua organização”.

Vale lembrar ainda que leis, regulamentações e condições do local de trabalho sofrem mudanças constantes, por isso, a redação do manual tem de ser alterada para refletir novas realidades. “É crítico rever o seu manual regularmente”, aconselha Gregg. Adicione políticas que reflitam novos desafios, oportunidades e descarte as que já não são válidas. “Limpe suas políticas como se fossem roupas velhas do armário”, finaliza.

Assine nossa newsletter e receba os principais conteúdos voltados para as inovações e tendências do mercado da construção civil.

Assine agora!

Facebook Comments