Os 06 materiais que estão agitando o mercado da arquitetura!

Os 06 materiais que estão agitando o mercado da arquitetura!

Procurando produtos inovadores? Nós reunimos algumas tendências que prometem mudar o mercado.

Numa época tão movimentada pelo desenvolvimento tecnológico, perspectivas de materiais para arquitetura estão emergindo e trazendo inovações para a transformação do ambiente construído num futuro próximo.

Bio Concreto

Uma equipe de pesquisadores holandeses desenvolveu uma maneira de estender a vida deste popular material, por meio da infusão de concreto com esporos bacterianos, que atuaria como um remendo nas fissuras. Esta incrível inovação começou a ser usada em projetos reais, incluindo um conjunto de auto-recuperação em tanques de água nos Países Baixos.

Nanomateriais

A nanotecnologia está empurrando a ciência dos materiais para além dos limites daquilo que parecia impossível. Quando combinados com o concreto de alta resistência, nanotubos de carbono (CNTs) criam um produto extremamente forte tanto na tensão como na compressão, tornando possível que o vergalhão de aço não seja mais necessário na construção. As possibilidades não param por aí. Outros desenvolvimentos incluem materiais ultra leves e super fortes.

Painéis solares

A nanotecnologia também poderia melhorar consideravelmente a eficiência dos painéis solares, tornando possível incorporar um único painel com uma enorme variedade de células individuais. Isto reduziria extremamente o custo da tecnologia, fazendo finalmente a energia solar uma alternativa viável ao combustível fóssil. Outras descobertas incluem as pilhas solares corante-sensíveis (DSSCs) e painéis inteiramente transparentes que poderiam substituir o vidro padrão nas janelas ao redor do mundo.

Aerogel de isolamento

Quer se trate de mudança climática ou simplesmente economizar nas contas de energia, quase todo mundo está exigindo construções verdes e mais eficientes. O isolamento é conseqüentemente um tópico quente, especialmente quando relacionado aos aerogels, não somente um dos materiais mais leves disponíveis, mas um dos isolantes mais eficientes existentes. Originalmente desenvolvido pela NASA, um spin-off comercial foi projetado especificamente para usos residenciais e comerciais.

Telhados transpirantes

Embora a ideia de um edifício “suado” soe um pouco desagradável, este novo produto desenvolvido pelos pesquisadores da ETH-Zurich faz com que o material do telhado absorva água quando chove e a libere apenas quando o calor gerado atinja uma determinada temperatura. A evaporação resultante por sua vez manteria a casa fresca, semelhante com o processo de suor humano.

Superfícies escorregadias

Impedir a propagação de doenças em espaços confinados, como um hospital, não é tarefa fácil e envolve a desinfecção contínua e até mesmo reorganização arquitetônica ocasional. Mas agora, uma equipe de Harvard está investigando uma alternativa que produziria uma “superfície porosa líquida e escorregadia” (SLIP) resistente a bactérias e que poderia repelir ainda poeira, gelo e até mesmo tinta de grafites, tornando-se uma perspectiva tentadora para indústria em geral.

Assine nossa newsletter e receba os principais conteúdos voltados para as inovações e tendências do mercado da construção.

Assine agora!

Facebook Comments