Por trás da Casa24h – vamos te contar como essa inovação é...

Por trás da Casa24h – vamos te contar como essa inovação é construída e qual seu diferencial para o futuro!

Uma casa está sendo construída dentro da Feicon Batimat até sexta-feira, dia 12!

Ao falarmos na construção de uma casa, com certeza o que passa pela cabeça de muitos profissionais do setor são os tijolos sendo colocados, a estrutura sendo montada e principalmente o tempo que é levado para toda essa construção. Mas, não no projeto encabeçado pela Inovatech Engenharia!

A Casa24h – experiência exclusiva mostrada na Feicon Batimat 2019 – mostra uma casa construída ao vivo durante o evento com o objetivo de ilustrar que é possível construir com alta produtividade, qualidade e sustentabilidade.

Conversamos com Martin Schwark da Kronan Sistema Construtivo, Rodolfo Kalandjian, diretor da RGK Engenharia e Luiz Henrique Ferreira, sócio fundador da Inovatech Engenharia, alguns dos apoiadores do projeto, sobre como funciona o método construtivo e o principal objetivo em construir uma casa nesse formato.

Confira a entrevista completa:

  1. Por que uma casa em 24 horas?

Luiz Henrique – A Inovatech Engenharia acredita que a única maneira de reduzir o déficit habitacional no Brasil é construir de um jeito diferente, com foco em produtividade e integração de todas as etapas e processos para máxima eficiência. Por isso, acreditamos no conceito de off-site construction – construção fora do canteiro de obras.

  1. Qual o método construtivo?

Luiz Henrique – O sistema é feito em placas de concreto pré-fabricadas, essas placas são construídas em uma fábrica, no caso na Kronan Sistema Construtivo, na horizontal, e para trazer até o local elas são erguidas na vertical. Ou seja, as paredes já vêm montadas. Estamos construindo o máximo possível fora do canteiro!

Rodolfo Kalandjian – Nossa parte no projeto foi de construir uma inteligência que casasse com o sistema construtivo e não acabasse dando os mesmos problemas existentes no canteiro de obras atualmente. Desenvolvemos um produto que não existia no mercado, uma estratégia para implantar a hidráulica e a parte elétrica costurada com todo o projeto dentro das paredes. Nós criamos o apelido de sistema polvo, pois os fios e canos já vem todos pré-montados no lugar certo e mais funcional para o sistema completo da casa.

Martin Schwark – A questão principal desse método e da inteligência no setor é de trazer o máximo possível de esforços para fora da obra. A nossa empresa é quem produz os componentes grandes para fazer casas no off-site construction. Então nós somos um dos atores dentro do conceito da Casa24h, junto com as 14 empresas que estão fazendo acontecer.

A fábrica que fez praticamente tudo, as grandes peças desse “lego”, dessa construção. Tecnicamente é como o Luiz falou, são grandes placas de concretos, pesadas, mas com a quantidade ideal de concreto para garantir bom desempenho e a distribuição das mesmas – que é feita em carretas exclusivas para esse tipo de logística.

  1. Qual o ponto principal positivo nesse sistema construtivo?

A resposta dos três foi unânime: tempo! Trazer para dentro da indústria o máximo possível do processo resulta em uma tecnologia aprimorada, construções melhores e mais rápidas.

  1. E como você enxerga a importância desse projeto para o mercado brasileiro?

Luiz Henrique – Um projeto como esse é a união de uma série de esforços e competências de todo o setor para trazer toda a tecnologia atual, gastando o menor valor e mantendo a qualidade, e assim resolvendo um problema recorrente no brasil, de reduzir o déficit habitacional.

Rodolfo Kalandjian – Estamos criando um projeto do zero, uma nova estrutura que visa utilizar toda a tecnologia BIM para aprimorar processos. E isso para a construção civil e para o mercado é muito importante!

Martin Schwark – Esse projeto mostra que não é apenas uma empresa ou uma pessoa que faz acontecer, mas sim uma inteligência compartilhada. Toda fabrica é muito mais que um canteiro de obras por mais simples que ela possa ser, então a gente acredita que com tudo organizado uma solução industrial é simplesmente imbatível, e essa é a lógica que estamos querendo mostrar aqui.

Algumas curiosidades da Casa24h:

  • A área da casa é de 45m²;
  • O pé direto da casa é de 2,70m;
  • Existe possibilidade de expansão na lateral e na vertical;
  • Existe a possibilidade de agrupar módulos em edifícios verticais;
  • Atendimento integral à NBR 9050 (acessibilidade);
  • Atendimento aos itens aplicáveis da NBR15.575 (norma de desempenho);
  • O dormitório 2 é reversível.

E no espaço da experiência também estão acontecendo diversas palestras abordando temas como a tecnologia BIM, os desafios para coordenação de frentes de instalações, dentre tantos outros temas. Clique aqui para conferir a programação completa!

Faça parte do futuro da construção civil, venha para a semana que reúne todo esse mercado! Até dia 12, das 10h às 20h no São Paulo Expo você pode visitar a Feicon Batimat 2019.

Faça parte, esperamos você!

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: Helena Paes Alfarelos

Facebook Comments