A área de construção é inquestionavelmente competitiva e na busca pelo sucesso as empresas cometem equívocos, perdem oportunidades de venda, falham em seus projetos e gastam mais que deveriam em estratégias de lançamento e marketing. Ao desenvolver seus planos para o próximo ano, considere estes seis passos para crescer e destacar-se.

 

1. Estar disposto a largar o que já conhece como verdade

Você provavelmente tem uma empresa bem-sucedida, com um bom produto que deve ser usado por muitos clientes e sabe bastante sobre o seu negócio.  Para chegar onde está, teve que aprender certas verdades sobre os consumidores, a concorrência, vendas e marketing. Também adquiriu algumas crenças sobre seus recursos, operações e empregados. Devido esses fatores, você pode facilmente cair na armadilha de pensar que não pode fazer mais sem gastar mais dinheiro. Acredite, a maioria dessas convicções não é verdadeira e não limita sua capacidade de crescer ainda mais.

2. Estar disposto a correr riscos

Não há uma única razão para ser bem-sucedido. O sucesso é baseado em uma combinação de coisas que permitem satisfazer as necessidades de determinados clientes melhor que seus concorrentes. A prática de descontos, a massiva exibição de produtos nos pontos de venda, os altos custos na impressão de catálogos. Nada disso vale tanto a pena. É mais dinheiro mal utilizado que qualquer outra coisa. Se você redirecionar esses orçamentos para novas, melhores e mais eficazes maneiras, no entanto, pode conseguir uma virada de jogo. Mesmo que a execução não gere retorno tão rápido como se imaginaria, há um pequeno risco no desvio do status quo, mas também um grande potencial vantagem.

3. Escute seus vendedores

Há uma grande desconexão entre vendedores e o resto de uma empresa.  Isso é um erro. Eles estão na linha da frente e sabem o que é preciso para fazer crescer as vendas melhor que você.  No entanto, a maioria dos empresários do segmento de materiais de construção não prestam atenção suficiente as necessidades e opiniões de seu staff.

4. Escute seus clientes

Cada vez mais clientes tem a percepção de que as empresa em que adquirem seus materiais de construção não tem ideia sobre como funciona o seu negócio. Junto a isso, todos os dias, essas mesmas marcas fazem pequenas mudanças que dificultam a vida do cliente e cada uma delas pode representar razões para que o mesmo deixe de fazer negócio com você. Até mesmo em relação a abordagem de marketing as pessoas se mostram avessas e acham ineficazes na maioria dos casos. Está mais do que na hora de ouvir a opinião de quem está do outro lado do balcão.

5. Enxergue o todo

Se você é líder de mercado, precisa conhecer todos os possíveis pontos de ameaças competitivas.  A maioria dos líderes são confiantes demais e só veem o que está à sua frente. Invista no elemento surpresa, seja sempre mais esperto que o concorrente e nunca se sinta extremamente confortável em seu negócio, afinal, na acomodação é que se perde a soberania.

6. A mensagem certa

A forma mais importante para crescer em vendas é ter a mensagem certa.  Normalmente a indústria da construção passa uma ideia muito fraca do que disponibiliza. Nas chamadas vendas para arquitetos, empreiteiros e construtores, as apresentações são surpreendentemente brandas. Mesmo bons representantes de negócios não conseguem obter resultados com sua comunicação. Quer duas dicas eficazes para começar uma mudança? Faça um completo retrofit em seu site e dê novo posicionamento para o pessoal de venda.

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: A4&Holofote Comunicação

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