5 coisas a saber na hora de comprar uma casa

5 coisas a saber na hora de comprar uma casa

Comprar um imóvel pela primeira vez pode ser uma experiência bastante assustadora. Das preocupações com o preço, processo fiduciário, questões legais e burocráticos, existe ainda a necessidade em saber se aquele é o local certo que idealizou-se para chamar de lar. Porém, muitas outras coisas que podem se tornar obstáculo na realização do sonho da casa própria na verdade não tem a mínima importância. Aproveitamos para abordar 5 dicas para ajudar na escolha final.

Sua mesa de jantar mesa ou sofá não se encaixa

Umas das coisas mais sem sentido que alguém pode fazer é perder a oportunidade de uma ótima moradia por causa da mobília que já tem e quer reaproveitar. Se sua mesa de jantar tem algum significado especial, como ter sido de seus antepassados, por exemplo, então entende-se mantê-la. Mas se é algo que você comprou numa loja de departamento ou grife famosa, deixe isso de lado e siga em frente. É muito mais fácil comprar um novo móvel que achar uma boa casa.

Tons de paredes que não combinam

A premissa é que gosto não se discute, mas a boa notícia é que pintura acaba sendo um item barato para que as paredes fiquem com a cara no novo inquilino. Os compradores de primeira viagem muitas vezes cometem um grande erro na aquisição: ver as coisas somente como elas são e não como poderiam ser. Então, abstraia as cores preestabelecidas e pense como tudo ficaria mais bonito e harmonioso com os tons que você gosta.

A decoração lembra-o da casa da avó

Sem sombra de dúvida algumas casas passam uma primeira impressão assustadoramente desanimadora, com revestimento de papel de parede duvidoso, cortinas empoeiradas da década passada e aquele sinteco que já não era para estar mais ali. Deixe isso de lado e seja prático, questione primeiro se existem problemas estruturais no imóvel e conte com ajuda profissional para saber as possibilidades e custos de um retrofit com que se identifique.

A cozinha dos seus sonhos

Você entra no imóvel e lá está a cozinha com que sempre sonhou, reluzente, com uma bancada que pode servir até mesmo como centro de degustação e entretenimento para seus futuros convidados. Negócio fechado, vou ficar com a casa. Tudo seria perfeito se não fosse o fato da cozinha reformada esconder que será preciso rever o isolamento, substituir o telhado, consertar as janelas. O que isso quer dizer? Muitas vezes, um ambiente totalmente remodelado pode estar mascarando problemas no restante da casa, então melhor identificar e combinar com o antigo proprietário todos os ajustes necessários.

Você não tem filhos

Você não tem ou não quer filhos. É justo, mas isso não significa que a qualidade das escolas locais não deva interessar. Uma casa é mais do que apenas um lugar para morar. É também um investimento, provavelmente o maior que se faz durante a vida. É inteligente pensar não só em seu estado atual, mas também sobre o que os compradores vão procurar quando você vai vender uma casa. Um em cada cinco compradores, por exemplo, diz que abriria mão de uma casa maior, se outra estivesse disponível em um bairro com boas escolas e faculdades.

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: A4&Holofote Comunicação

Facebook Comments