O charme das estações de carregamento para carros elétricos

O charme das estações de carregamento para carros elétricos

Num futuro não muito distante, a eletricidade substituirá a gasolina e o diesel como combustível para nossos carros. No entanto, enquanto leva aproximadamente cinco minutos para encher o tanque de um carro, o carregando de um veículo eléctrico é hoje um exercício mais demorado, pode-se dizer até de paciência.

Pensando nisso, o COBE, bureau de arquitetura dinamarquês, uniu-se a CLEVER, empresa de tecnologia automotiva da Dinamarca, para criar estações de recarga ultrarrápidas para veículos da próxima geração, e escolheram a cidade de Fredericia para receber a primeira dessas inovadoras soluções.

Longe de qualquer similaridade com os atuais postos de abastecimento, a novidade tem como foco o pensar verde e deve não só minimizar o tempo de carregamento, mas também criar um ambiente aprazível e de descanso para o motorista. A estação assume a forma estrutural de uma árvore, com copas que filtram a luz e produzem sombra. Com sua abordagem modular e design escalável, pode ainda facilmente ser00 multiplicada para se tornar uma floresta, dependendo da capacidade necessária.

Completam as estruturas painéis solares que contribuirão para a geração inteligente de energia da estação, além de vegetação real que será plantada ao longo de todo o espaço. Segundo Dan Stubbergaard, fundador e Diretor Criativo da COBE, “queremos oferecer aos motoristas uma ruptura necessária e significativa em um oásis verde”. E complementa, “a energia e a tecnologia são verdes, e queremos que a arquitetura, os materiais e o conceito sejam verdes também. Portanto, projetamos uma estação de carregamento escultural, que pode funcionar sozinha ou ser incorporada a outras instalações já existentes”.

Com planos de lançamento em toda a Escandinávia para os próximos anos, mais oito estações adicionais na Dinarmaca, fazem parte do projeto ainda 40 unidades planejadas para Suécia e Noruega. Marie Kristine Schmidt, CXO da CLEVER diz que a ideia é focar no elemento humano. “Com as novas estações, estamos criando um espaço onde, além de carregar seu carro, você será capaz de relaxar e recarregar sua própria energia. Nos 20 minutos que demora para realimentar um veículo, você será capaz de curtir um tempo só seu e estar num local com ar fresco, desfrutar de uma xícara de café, fazer chamadas telefônicas ou usar algumas das opções digitais disponíveis”, afirmou.

A equipe responsável é comandada pelo próprio Stubbergarrad, com participação de Eik Bjerregaard, Caroline Nagel, Ulrich Pohl, Alexander Ejsing, Rasmus Lassen, Dorte B. Westergaard, Sofie Naver, Laura Vogt e Connor Forecast.

 

Para mais informações acesse www.cobe.dk/project/ultra-fast-charging-stations e para conferir o slide com imagens do projeto clique em www.cobe.dk/project/ultra-fast-charging-stations#slideshow.

 

CRÉDITO DA FOTO: CORTESIA COBE

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: A4&Holofote Comunicação

Facebook Comments