A nova arquitetura verde

A nova arquitetura verde

Por Mônica Barbosa

Pensar em um projeto mais verde não faz maravilhas somente para o futuro do planeta, mas também para o bem-estar dos residentes do empreendimento. Afinal, em uma sociedade vivida cada vez mais através das telas dos smartphones e gadgets, existe uma necessidade quase visceral de se conectar com a natureza. E quem vive nas grandes e cinzentas metrópoles sente isso ainda mais intensamente.

É por isso que os projetos que buscam incluir em sua configuração espaços abertos, mesmo que compactos, para que as pessoas possam desfrutar das delícias da vida ao ar livre tem chamado tanto a atenção dos grandes pensadores da área e até da mídia. Como no caso da Tropical Tower, um edifício de 150 metros de altura, 45 andares e 200 apartamentos com muito verde que começa a ser erguido no início de 2018 no bairro do Morumbi, em São Paulo.

Assinado pelo escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture, o prédio faz parte de uma estrutura de 150 mil m² que abrange lofts, escritórios corporativos, lojas e um hotel. Mas o que tem feito mesmo a obra ganhar destaque não é a dimensão, mas sim a sua não-linearidade, onde o corpo arquitetônico de concreto aparece retorcido em meio à vegetação por todo seu comprimento.

Na Tropical Tower, cada morador terá acesso ao verde com terraços repletos de estufas e hortas onde podem cultivar suas plantas. A fachada conta também com brises móveis que criam mobilidade e vibração, proporcionando um aspecto orgânico para a arquitetura.

MÔNICA BARBOSA é reconhecida como a voz do design no Brasil. Idealizadora e diretora do LIVING DESIGN, a profissional multimídia estreou o primeiro programa de design no rádio no Brasil. Assina a coluna Design na revista semanal Caras e está presente no CarasBlogs, no Anuário de Decoração Caras e na revista mensal Minha Casa. Profunda conhecedora do comportamento estético, do estilo de vida e do morar contemporâneo, a publicitária se especializou em arquitetura e design ao desenvolver projetos de branding para grandes marcas do setor. A partir de 2016, é também parceira da Feicon Batimat, maior feira da construção civil da América Latina.

Facebook Comments