Mecânica Manufacturing Experience demonstra colaboração humano-robô em tanque de 25 mil litros...

Mecânica Manufacturing Experience demonstra colaboração humano-robô em tanque de 25 mil litros de água

Uma das atrações que mais tem chamado atenção do público na Arena da Robótica na Mecânica Manufacturing Experience, que acontece no Expo Center Norte até sexta-feira (27), são as simulações de manutenção, solda e observação de tubulações realizadas por um mergulhador acompanhado de um robô em um tanque de 25 mil litros de água. A atividade é promovida pela Escola Móvel de Robótica Subaquática do Senai, provavelmente a única do tipo com uma infraestrutura tão robusta.

“Os visitantes têm gostado muito da experiência e sempre querem saber mais sobre o robô. Para a demonstração, estamos usando um de pequeno porte operado por controle remoto que pode trabalhar a 300 metros de profundidade”, explica o diretor de Práticas Profissionais no Senai, André Amorim. Outras versões usadas em situações reais podem ser do tamanho do cômodo de uma casa e conter garras e outras ferramentas metálicas para manipular objetos em ambientes hostis e até mesmo contaminados.

Estes robôs são minissubmarinos equipados com câmeras de vídeo e sensores com propulsão realizada por motores elétricos ou hidráulicos com ação tanto horizontal quanto vertical – até lembram aqueles robôs que descobriram o navio afundado no filme Titanic. Podem ser equipados com sistema de sonar multi-beam HD capaz de criar imagens 3D em tempo real em locais de baixa visibilidade. Outros sensores podem ser instalados para detectar corrosão e espessura de tubulações de petróleo, levantamento topográfico do fundo do oceano e posicionamento acústico subaquático.

 

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: 2PRÓ Comunicação

Facebook Comments

Deixar uma resposta