Pesquisa da UFRJ revela como as empresas brasileiras estão se preparando para...

Pesquisa da UFRJ revela como as empresas brasileiras estão se preparando para a indústria 4.0

O professor da Faculdade de Economia da UFRJ e coordenador executivo adjunto do projeto Indústria 2027, iniciativa da CNI em parceria com institutos de economia da UFRJ e da Unicamp, David Kupfer, apresentou e contextualizou alguns resultados do projeto para profissionais da indústria durante o Encontro de Líderes da Mecânica Manufacturing Experience nesta quarta-feira (25).

Kupfer chamou atenção para o fato de que a pesquisa realizada com 759 empresas no Brasil apontou que elas acreditam que a geração 4, ou Indústria 4.0, de fato vai se materializar no país. Hoje, apenas 1,9% das entrevistadas já se consideram parte da geração 4, enquanto 22% afirmaram ainda estar na geração 3.

Para 2027, a perspectiva das empresas é que 40% delas estejam na geração 3 e, 22%, na geração 4. No entanto, no que o professor chamou de “paradigma digital”, 80% delas não estão fazendo praticamente nada para que isso aconteça em tempo hábil. “O que torna as expectativas difíceis de se concretizarem, mas ainda assim, certamente teremos uma presença maior de novas tecnologias”.

Das que responderam estar se preparando, 30,2% estão investindo em TI no relacionamento com fornecedor, enquanto apenas 13,7% dão enfoque à gestão da produção e, 16,7%, à gestão do negócio. “É importante contextualizarmos o porquê do Brasil estar observando a implementação da Indústria 4.0 em países como EUA, Alemanha e China sem, de fato, participar no mesmo ritmo. Temos questões sociais, econômicas e políticas que tornam difíceis a entrada de coisas novas, mas uma situação mais receptiva vai acontecer. Não sei quando exatamente, mas a abertura está a caminho”, conclui Kupfer.

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: 2PRÓ Comunicação

Facebook Comments

Deixar uma resposta