Pequenas e médias empresas têm como integrar o conceito Indústria 4.0

Pequenas e médias empresas têm como integrar o conceito Indústria 4.0

As pequenas e médias empresas têm condições de implementar o conceito da Indústria 4.0, com investimentos baixos, utilizando equipamentos e máquinas que já possuem. Para isso, precisam fazer um planejamento em longo prazo seguindo alguns passos. Essa preocupação está em debate na Mecânica Manufacturing Experience, que acontece até sexta-feira (27), no Expo Center Norte.

Para o diretor executivo do IAR (Instituto Avançado de Robótica), Rogério Vitalli, o primeiro desafio é promover uma mudança cultural nos empresários do país. “É preciso que os gestores percebam que não existe tecnologia sem as pessoas”, afirma.

O passo seguinte é conhecer bem o processo de produção das empresas e identificar o que pode ser mecanização, robotizado. “Em primeiro lugar, ninguém vai jogar o equipamento velho no lixo para comprar um novo, bem mais caro”, diz Vitalli. “É preciso fazer um retrofit, que é processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou fora de norma, trocar a placa elétrica do equipamento por uma mais nova, que garanta a conectividade, possibilitando uma interação em toda sua linha de produção.”

Essa “reciclagem” de máquinas e equipamentos é mostrada na prática na Arena Robótica, que acontece na Mecânica. “Inicialmente, fizemos um projeto no ambiente virtual, e depois colocamos em prática”, afirma Vitalli.

A linha de produção demonstrada possui um robô muito velho, outro japonês velho, um robô mais novo da Yaskawa e outro, também fora de linha, da Mitsubishi. “Queríamos provar que é possível integrar o conceito da Indústria 4.0 com o que o empresário, principalmente os pequenos e médios, têm nas mãos”, lembra o executivo.

A Indústria 4.0 um conceito proposto recentemente e que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura. O termo  se originou a partir de um projeto de estratégias do governo alemão voltadas à tecnologia.

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: 2PRÓ Comunicação

Facebook Comments

Deixar uma resposta