As senhas vão acabar: veja como será o futuro da segurança

As senhas vão acabar: veja como será o futuro da segurança

O avanço das tecnologias de segurança ― especialmente online ― vai nos levar a um mundo sem senhas. Entenda como isso ocorrerá.

Já é lugar comum a constatação de que o controle de acesso a dados, informações não estruturadas e recursos da rede corporativa não podem mais depender das senhas decoradas, que, mesmo sendo às vezes engenhosas, irão sempre estar sujeitas às vulnerabilidades intrínsecas do usuário individual.

Mas é bem possível que devamos caminhar para um modelo de segurança mais rigoroso, porém de acesso mais  rápido, mais inteligente e, principalmente, sem senhas.

Uma das formas para ajudar a combater as falhas desse modelo tão consolidado das senhas está na Autenticação de Acesso Multifator (ou MFA, na sigla em inglês), um arranjo de segurança a partir do qual se solicita ao usuário pelo menos mais um elemento de comprovação da sua identidade, ou seja, idealmente além de algo que ele saiba (a senha) algo que ele possua, o que eleva enormemente os coeficientes de certeza para a segurança do processo.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Para continuar lendo, visite Portal Terra.

Facebook Comments