Centro Integrado de Operações será inaugurado na próxima terça

Centro Integrado de Operações será inaugurado na próxima terça

Petrópolis terá 46 pontos monitorados por câmeras 360º e com equipamentos de leitura de placas, nas entradas da cidade

Com câmeras em 46 pontos espalhados pelos cinco distritos do município, sendo que em cinco deles os equipamentos farão leitura de placas de veículos, o Centro Integrado de Operações de Petrópolis (Ciop) será inaugurado na próxima terça-feira (19.06). O sistema moderno de monitoramento da cidade segue sendo instalado, mas já está sendo utilizado desde maio. Esta é a primeira parte do sistema, que ainda terá uma segunda etapa que irá ampliar para 86 o total de pontos monitorados.

A central de monitoramento é fruto de um esforço do prefeito Bernardo Rossi desde o primeiro momento de governo. Logo nos primeiros dias, a prefeitura recuperou uma verba de R$ 500 mil de uma emenda do governo federal para a área, que será usada para aumentar o número de câmeras na cidade. Além disso, ele liderou o projeto que será inaugurado nesta semana, reunindo os órgãos que estarão integrados no Ciop para mapear a cidade e formatar o trabalho.

“Esse é um marco extremamente importante para a cidade. São 46 locais em Petrópolis que serão monitorados 24 horas por dia e essas vão ajudar a ampliar a capacidade de trabalho das forças de segurança. O investimento na área da segurança tem valor incalculável e não apenas a Guarda Civil, a PM e as delegacias vão ganhar com o Ciop, mas também a CPTrans, a Defesa Civil e os Bombeiros. A população vai perceber o benefício em diversas frente”, afirma o prefeito.

Até o momento, já foram instaladas em 37 locais. Os equipamentos estão em locais como pórtico do Quitandinha, Ponte Fones, Valparaiso, Duas Pontes, Praça Pasteur, esquina da Rua do Imperador com a Nelson de Sá Earp, Rua Teresa (cinco pontos), Alto da Serra, esquina da Paulo Barbosa com a Caldas Viana, Praça da Inconfidência, esquina da Rua do Imperador com Paulo Barbosa, em frente ao Obelisco, Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), em frente à Catedral São Pedro de Alcântara, Praça da Liberdade, Palácio de Cristal, 13 de Maio, em frente ao Gheren, na entrada da Mosela, no Bingen – entre o Hospital Santa Teresa e a Estácio de Sá –, na esquina da Montecaseros com a Roberto Silveira, em frente à 105ª DP (Retiro), próximo ao Parque Municipal de Itaipava, no trevo de Teresópolis, Quissamã, Itamarati, na Av. Ipiranga, pórtico do Bingen, trevo de Bonsucesso, Cel. Veiga (em frente a Patrone), na Ponte Branca, em Cascatinha (próximo ao Terê Frutas) e na entrada do Carangola (em frente ao Palhoça).

 

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Para continuar lendo, visite Diário de Petrópolis.

Facebook Comments