EUA instalarão sistema de reconhecimento facial na fronteira

EUA instalarão sistema de reconhecimento facial na fronteira

Posto de inspeção na fronteira entre as cidades de San Diego (Estados Unidos) e Tijuana (México) (Wikimedia Commons/Reprodução)

Fotografias serão comparadas com passaportes, vistos e registros penais que já se encontram na base de dados das autoridades migratórias

O Departamento de Segurança Nacional dos Estados Unidos implementará, junto com a Patrulha Fronteiriça, um novo sistema tecnológico de reconhecimento facial para criar uma base de dados do trânsito de pessoas na fronteira com o México, segundo informou nesta quarta-feira (06) a imprensa americana.

O programa, sob o nome em inglês de Vehicle Face System (VFS, ou Sistema Facial de Veículos em português), se encontra ainda em fase de desenvolvimento e será testado a partir do próximo mês de agosto, durante um ano, no porto de entrada fronteiriça de Anzalduas, no sul do Texas.

A razão do período experimental é assegurar o “total cumprimento” das políticas de segurança e privacidade pessoal do Registro Federal dos Estados Unidos.

“O projeto VFS pretende avaliar a captura da biometria facial dos viajantes que ingressam e saem do país, para comparar essas imagens com as fotos arquivadas em propriedade do governo”, explicou um porta-voz das autoridades migratórias ao site The Verge.

Essas fotografias serão instantaneamente comparadas com passaportes, vistos e registros penais que já se encontram na base de dados das autoridades migratórias.

 

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Veja com a matéria completa.

Facebook Comments