Inovação no sistema de ronda de vigilantes

Inovação no sistema de ronda de vigilantes

Uma das marcas mais reconhecidas do Varejo em todo o mundo, a multinacional Walmart conta com um sistema de segurança eletrônica completo, utilizado para manter todos os processos da companhia protegidos, desde a ronda de um vigilante até a entrega dos produtos nos pontos comerciais

Por Fernanda Ferreira

A multinacional de lojas de departamento Walmart atua há 23 anos no Brasil por meio de 450 lojas espalhadas por 18 estados e conta com abrangência nacional através do e-commerce Walmart.com. Além disso, a companhia possui 23 centros de distribuição, quatro escritórios regionais localizados em Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Recife, e uma sede em Barueri, na região metropolitana de São Paulo.

Uma empresa desse porte, que registra um faturamento de cerca de R$ 30 bilhões por ano, precisa ter um projeto de segurança muito bem elaborado e soluções de segurança eletrônica que garantam a plena eficiência de todo o processo de proteção, seja dos colaboradores, da frota, dos produtos ou das lojas.

Todo o complexo Walmart conta com sistema de alarmes, sistemas de câmeras de vigilância, controle de acesso, acompanhamento de cargas via GPS e ferramentas de gerencia- mento de imagem, tudo centralizado na base de monitora- mento da companhia.

“Nós somos constituídos por um crescimento orgânico, fazendo aquisições e investimentos diversos ao longo do tempo. Por esse motivo, temos vários fornecedores de câ- meras, como a Tyco, Samsung e Intelbras. Por trabalhar com soluções de diferentes marcas, nós optamos por utilizar o VMS do Digifort, pois a plataforma consegue centralizar todas essas comunicações na ferramenta. Também não precisamos assistir horas e horas de gravação, com o software consegui- mos aplicar filtros para encontrar a imagem que precisamos”, disse Jonathan Taylor, diretor geral de Proteção de Ativos do Walmart Brasil.

O próximo passo para aperfeiçoar o projeto de segurança é investir em soluções com inteligência, como analíticos e ferramentas smart, trabalhando mais de forma remota do que fisicamente dentro das lojas.

SISTEMA DE RONDAS E VIGILANTES

Uma das dificuldades enfrentadas pelo departamento de Prevenção de Perdas do Walmart Brasil eram as rondas de vigilantes, pois não conseguiam mensurar se o serviço estava sendo realmente executado. “Nós queríamos comprovar que o trabalho que estávamos pagando realmente era realizado pelos vigilantes, e se os profissionais estavam seguindo as rotas pré-estabelecidas por nós”, explicou Jonathan. “Apresentamos nossa necessidade para a Ztrax. Rodamos dois pilotos dentro da empresa e isso abriu muito os olhos, tanto para nós, como clientes, como para a Prime, empresa que realiza o serviço de terceirização dos profissionais”, falou.

A Ztrax é uma unidade de negócio do Grupo Spacecom. Os rastreadores portáteis da companhia têm alto poder de precisão, fornecendo a localização por latitude e longitude via satélite. A bateria do equipamento dura de 36h a 15 dias sem precisar carregar, não desliga, não quebra em caso de queda ou se for jogado no chão, e é resistente a água em até cinco metros de profundidade. Além disso, o equipamento conta com recursos personalizados, que vão de acordo com a necessidade de cada cliente, como avisar quando o vigilante precisa iniciar a rota, botão de pânico de velocidade e aproximação, entre outras funções.

 

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Para continuar lendo, visite o site Revista Segurança Eletrônica com a matéria completa.

Facebook Comments