As 4 principais tendências para o setor de segurança diretamente da ISC...

As 4 principais tendências para o setor de segurança diretamente da ISC Brasil

Jonathan Medeiros, gerente de produto da Senior, na ISC Brasil 2018

No mês de março, a Senior esteve na ISC Brasil 2018. O evento, que conta com edições pelo mundo todo, é um importante gerador de negócios para o segmento de segurança, trazendo tendências e novidades do setor para o público composto por compradores, interessados e estudantes.

“A ISC é uma das principais feiras do Brasil e possibilita que todo o mercado se atualize em relação às novas tecnologias de mercado. É importante para a Senior, que consegue apresentar para clientes nossos novos lançamentos e inovações”, explicou Jonathan Medeiros, gerente de produto da Senior.

O especialista em Gestão de Acesso e Segurança enumerou 4 grandes assuntos que devem evoluir nos próximos anos para se tornarem tecnologias cada vez mais comuns no segmento:

Autoatendimento

As pessoas buscam cada vez mais independência na realização das suas atividades, que devem acontecer de uma forma simples, segura, além de trazer uma experiência diferenciada.

Nos procedimentos de segurança, um dos desafios das empresas é reduzir as filas de visitantes nas portarias/recepções, tornando o processo ágil, prático e seguro. As portarias e recepções são o cartão de visitas para os clientes — alguém que não teve uma boa experiência neste processo ou precisou aguardar longos minutos para ser atendido não terá uma boa impressão desta empresa.

Para resolver este problema, uma tendência que está surgindo é a utilização de totens com reconhecimento facial e inteligência cognitiva. Esta geração de totens inteligentes consegue identificar e reconhecer o visitante no momento em que ele se aproxima. Com a inteligência artificial, o totem é capaz de realizar o credenciamento de forma personalizada, rápida e segura para os visitantes.

Novas formas de acesso

Quem nunca esqueceu o crachá em casa e só percebeu ao chegar na empresa? Graças a novas tecnologias, esse problema em breve será coisa do passado. Soluções agora permitem que os acessos sejam realizados de uma forma amigável, fazendo uso de smartphones, dispositivos wearables ou através de biometrias menos intrusivas (reconhecimento facial, voz, entre outros).

Os bloqueios físicos também devem sofrer modificações: deixarão os ambientes livres fisicamente, atuando somente na restrição de acesso da pessoa não autorizada, sem interferir no fluxo de passagem das pessoas que possuem autorização.

Soluções cloud-based

Hoje é possível aumentar a produtividade dos times de segurança através de uma tecnologia de Gestão da Segurança. Essa produtividade aumenta consideravelmente quando estamos falando de soluções cloud-based e dispositivos que utilizam conceitos de IOT.

Este tipo de solução reduz custos com infraestrutura no cliente e traz informações sempre disponíveis e atualizadas para tomada de decisões, fazendo com que a produtividade aumente. O time de segurança pode, então, atuar de forma rápida e precisa.

Algumas soluções cloud based permitem inclusive a operação em modo de contingência em situações onde não existe conexão com a internet. Dessa forma a gestão da segurança estará sempre na palma da sua mão.

Analytics para Segurança

As soluções de Gestão de Acesso e Segurança têm muitas informações relacionadas ao fluxo de pessoas, ocorrências nos locais, imagens das câmeras e informações de sensores. Essas informações podem ser utilizadas não apenas para aumentar a segurança, mas também para agregar valor ao negócio do cliente.

Por exemplo: um varejista pode aplicar analíticos para identificar o fluxo de movimentação das pessoas nas lojas, a taxa de conversão de vendas, identificar os clientes VIPs ao entrarem nas lojas, entre outros.

No lado da segurança, os analíticos preditivos podem antecipar a ocorrência de eventos antes mesmo de ocorrerem. Toda essa informação será cada vez mais utilizada para reduzir os custos operacionais do cliente, potencializar seu negócio e melhorar a experiência das pessoas.

Os benefícios de investir em um sistema de gestão de segurança

Segundo Jonathan, os principais ganhos ao implementar um bom sistema de gestão de acesso e segurança são:

  • Redução de cust operacionais relacionados a segurança da empresa.
  • Maior conforto e segurança para as pessoas nas empresas.
  • Maior produtividade na empresa, facilitando o acesso das pessoas de acordo com a jornada de trabalho e tarefa a ser executada.
  • Redução de custos com perdas e/ou mau uso dos recursos da empresa.

 

Matéria publicada originalmente em Senior.

Facebook Comments