Indústria 4.0: redução de custos e otimização de processos

Indústria 4.0: redução de custos e otimização de processos

A expansão e consolidação da Indústria 4.0 no mundo todo vêm contribuindo para transformações em inúmeros fatores. Se há poucos anos o termo era visto como uma tendência, hoje não resta dúvidas de que esse novo período se consolidou e, a cada ano que passa, se intensifica, desenvolvendo soluções mais precisas rumo a um progresso tecnológico e inovador.

Como características principais da Indústria 4.0 estão os sistemas Cyber-Físicos, que integram itens e equipamentos físicos às ferramentas digitais por meio de Internet das Coisas (IoT), além da utilização de tecnologias como Big Data e Smart Data.

As três revoluções que modificaram a indústria, anteriormente à Indústria 4.0, exigiram das empresas altos investimentos em novas máquinas e equipamentos. Na primeira, e mais conhecida, ocorrida em 1780, passou-se a utilizar máquinas a vapor. Na segunda, a partir de 1870, novos equipamentos foram desenvolvidos para funcionarem com a utilização de energia elétrica. Já a terceira, de 1970, teve como principal marca a implementação de sistemas robóticos para manufatura.

Essa é uma seleção de conteúdo da Reed Exhibitions Alcantara Machado sobre o mercado. Para continuar lendo, visite Indústria 4.0 com a matéria completa.

Facebook Comments