Com foco na preservação do meio ambiente, RANDON oferece soluções a favor...

Com foco na preservação do meio ambiente, RANDON oferece soluções a favor da sustentabilidade

Fernando Bortolini, gerente da Randon -Créditos: João Lazzarotto

A Fenasucro & Agrocana como o maior e mais importante evento da indústria sucroenergética no mundo reconhece a necessidade do setor em permanecer crescendo e com isso, traz grandes nomes do mercado para consolidar essa cadeia e permanecer renovando. A Randon, tradicional fabricante de implementos rodoviários, próprios para o transporte de cana de açúcar, por consequência, estará mais uma vez presente na feira, em 2019, com suas inovações e produtos.

Em entrevista, Fernando Bortolini, gerente de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) das empresas Randon, comenta sobre a sanção do RenovaBio no Brasil e o foco de seus investimentos, que vem acompanhado de claras atitudes a favor da sustentabilidade.

Confira abaixo a entrevista completa:

Fenasucro: A sanção do RenovaBio colocou o Brasil definitivamente na rota de biocombustíveis e trouxe uma nova expectativa para a indústria sucroenergética. Como sua empresa tem se preparado para participar deste novo cenário?

Fernando Bortolini: O mercado estima que nos próximos anos, a indústria canavieira tem potencial de crescer exponencialmente sua operação, o que demandará mais equipamentos para o transporte. A Randon renovou e atualizou todo seu portfólio de semirreboques canavieiros e investiu mais de R$ 100 milhões numa nova unidade industrial em Araraquara voltada, principalmente, à produção desse tipo de equipamento.

Fenasucro: Na visão da marca, qual o principal desafio do setor para 2019?

Fernando Bortolini: O álcool brasileiro tem grande potencial de crescimento e é uma das principais ferramentas que o país possui para atender as premissas do RenovaBio. Mudanças legais na legislação de transporte de carga iniciadas em final de 2016, trouxeram um impacto nas postergações de investimento em caminhões e implementos rodoviários nestes dois últimos anos, que compromete a capacidade de ampliação no transporte e na eficiência da frota rodante.
A Randon acredita que 2019 será momento de as usinas voltarem a um maior patamar de investimento que suporte o crescimento da produção de cana de açúcar necessário aos objetivos do RenovaBio.

Fenasucro: Qual o foco de investimentos de sua empresa para o próximo ano?

Fernando Bortolini: Nas Empresas Randon, o princípio básico é de que o bom desempenho econômico financeiro deve, necessariamente, vir acompanhado de claras atitudes em favor da sustentabilidade. Na área ambiental, o conceito utilizado pela empresa na gestão de resíduos sólidos é o chamado “3 R’s”: reduzir, reusar e reciclar. Entre as ações práticas está o reuso da sucata metálica, resíduo gerado nos processos das empresas, que volta ao ciclo produtivo como matéria-prima para o processo de fabricação dos componentes fundidos na Castertech que retornam às Empresas Randon. A sucata metálica representa, em termos de quantidade, cerca de 90% do total de resíduos gerados pelas Empresas Randon. Além desta, há algumas outras ações que exemplificam a aplicação dos “3 R’s” como jateamento robotizado de produtos, compostagem e aproveitamento de água da chuva:  A Castetertech conta com tanques para coletar e armazenar a água das chuvas e que são usadas em seus processos industriais, reduzindo o consumo.Trata-se de uma política corporativa portanto aplicada a todas as empresas integrantes da Randon que ganham sinergia através da Força Tarefa de Meio Ambiente: Randon Implementos, Randon Veículos, Randon Consórcios,  Banco Randon, Fras-le, Master, JOST, Suspensys, Suspensys WE/Castertech e Controil. As ações são relatadas anualmente no Relatório de Sustentabilidade, cujos critérios são inspirados nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). Nossa missão é preservar o meio ambiente através de ações e programas sistematizados e investimentos em  tecnologias de produção mais limpas, que consomem menos recursos e geram menor quantidade de resíduos.

A Randon estará na Fenasucro & Agrocana de 20 a 23 de agosto de 2019, em Sertãozinho. Para ficar por dentro das novidades, acesse: http://www.fenasucro.com.br/

 

Conteúdo Proprietário – Reed Exhibitions Alcantara Machado
Produção: Ana Carolina Tissoni

Facebook Comments