6 benefícios da Indústria 4.0

6 benefícios da Indústria 4.0

Otimização e agilidade nos processos são pontos principais desta nova era

 

A ‘Indústria 4.0’ é a combinação de tecnologias, que permite que as empresas inovem e otimizem seus processos produtivos a partir de plataformas integradas de manufatura avançada. Esse recurso é sustentado por tecnologias em nuvens (cloud computing) e por automação, que oferece mais agilidade, flexibilidade, colaboração e modularidade dos processos de produção.
O objetivo da Indústria 4.0 não é apenas transformar as fábricas, mas todo o cenário industrial, para que ele fique mais ágil, autônomo, eficiente e centrado no cliente. Ao mesmo tempo, o novo modelo industrial objetiva ir além com a automação e novas oportunidades e modelos de negócios.

Veja a seguir as principais vantagens da Indústria 4.0:

1. Operações em tempo real – com a Indústria 4.0 é possível acessar um grande banco de dados dos processos produtivos, parque fabril e muito mais informações que colaborem para assertividade em tempo real.

2. Universo virtual – tarefas de rastreabilidade e monitoramento são executadas de modo remoto.

3. Total controle – com os novos sistemas é possível identificar em tempo real as necessidades e falhas e acelerar o diagnóstico. Além de acelerar setores como da qualidade, pois as avaliações serão realizadas com mais agilidade.

4. Integração de softwares – a internet e os softwares estão cada vez mais voltados para serviços; assistência remota; manutenções; acompanhamento da produtividade. Com apenas uma única plataforma de comunicação.

5. Manufatura modular – todas as atividades do maquinário poderão ser alteradas com facilidade. Deste modo, os processos produtivos se tornarão ainda mais flexíveis, com estruturação de módulos para atender demandas específicas; lançamentos de produtos; alteração de fórmulas existentes serão mais ágeis na configuração dos sistemas.

6. Operações integradas – com a adoção de novos sistemas, as fábricas contarão com infraestrutura inteligente capaz de estabelecer contato direto com a cadeia de fornecedores e clientes, com demanda sincronizada.

 

 

Essa é uma curadoria de conteúdo da Plástico Virtual com a Reed Exhibitions Alcantara Machado. 
Saiba mais clicando aqui.
Comentários