Robôs colaborativos trabalham lado a lado com os seres humanos

Robôs colaborativos trabalham lado a lado com os seres humanos

A presença de robôs colaborativos no dia a dia das indústrias e mesmo nas residências deverá fazer parte de uma realidade não muito distante da atual. Os chamados cobots conseguem interagir com seres humanos em tarefas relativamente complexas e já são utilizados em linhas de montagem na indústria automobilística da Alemanha e em projetos de robôs em atividades em restaurantes, por exemplo. Esse foi o tema de uma das palestras da Arena do Conhecimento, na FEIMAFE 2017 – 16ª Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura.

De acordo com Rogério Vitalli, diretor executivo do Instituto Avançado de Robótica (IAR) e palestrante da Arena, os cobots são projetados para realizarem movimentos mecânicos para auxiliarem os seres-humanos em tarefas em que ambos possam ficar lado a lado, sem que haja nenhum tipo de incidente. “Para isso é preciso desenvolver uma série de elementos que precisam ser colaborativos no robô, como as células, os sensores, os materiais e principalmente as garras que imitam a mão humana”, explicou Vitalli.

Arena da Robótica e Automação Industrial

Ao lado da Arena do Conhecimento, a FEIMAFE instalou a Arena da Robótica e Automação Industrial onde é possível presenciar ao vivo as atividades de vários robôs em funcionamento, trazidos pelas instituições de ensino Centro Universitário FEI, Instituto Mauá de Tecnologia, Somai Tecnologia e Educação, além da própria IAR, e pelas empresas Festo, Comau do Brasil, ESAB e Motoman, Kuka Roboters e ABB.

De acordo com Ana Follador, coordenadora de projetos especiais da IAR, a Arena da Robótica da FEIMAFE é a primeira experiência em que são reunidas em um mesmo espaço físico empresas e instituições de ensino. “Estamos trazendo o mundo da robótica educacional com cunho científico para as indústrias a fim de qualificar melhor os profissionais que no futuro vão atuar como robotistas e engenheiros”, afirmou Ana.

Até sábado, dia 24, você tem a oportunidade de estar na comunidade que vai definir os próximos passos da revolução da manufatura industrial no Brasil. A FEIMAFE é o maior encontro industrial do Brasil, há mais de 30 anos. A entrada no evento e participação em todos os espaços de experiência e conteúdo é gratuita para profissionais do setor. O credenciamento pode ser feito pelo site ou diretamente na entrada do evento

Facebook Comments